Monumento Verde


Monumento Verde

 

Brasil se ilumina de verde na luta contra doença que mais causa cegueira evitável no mundo 

De Norte a Sul, monumentos históricos e prédios de instituições parceiras recebem iluminação especial para chamar atenção para a doença responsável pela maior parte dos casos de cegueira evitável em todo o mundo.

Por meio da iluminação verde, entidades públicas e privadas de todo o País manifestam apoio à Campanha 24 horas pelo Glaucoma, promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). A iniciativa visa conscientizar a população sobre os riscos dessa doença e sobre a importância do seu diagnóstico e tratamento precoces. As ações que transcorrem ao longo de maio concentrarão esforços em uma grande maratona on-line prevista para o dia 21 deste mês, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) e com o apoio de diversas empresas parceiras.

O glaucoma é uma doença crônica que afeta o nervo óptico, estrutura responsável por conectar o que o olho enxerga com o cérebro para formar a visão. A pressão intraocular suficientemente elevada machuca o nervo óptico progressivamente e, infelizmente, não é possível recuperar as partes do nervo que foram lesadas. Assim, o glaucoma não tratado corretamente pode levar à perda permanente da visão.

“É preciso que a população esteja atenta à necessidade de realizar exames preventivos, para evitar problemas com doenças assintomáticas e progressivas no aparelho de visão, como é o caso do glaucoma. Embora seja um mal crônico, o diagnóstico e tratamento precoce garantem grandes chances de interromper o avanço da doença”, explicou o presidente da SBG, Roberto Galvão Filho.
Personalidades - Além das ações de iluminação em alusão à causa, o projeto também conta com o apoio de diversas personalidades e entidades médicas, sempre com o intuito de mobilizar o maior número de pessoas para essa causa. Para tanto, as redes sociais estão sendo espaços privilegiados para a divulgação de conteúdo. Também no site da campanha 24 horas pelo Glaucoma, já é possível acessar diversos materiais elucidativos acerca dessa doença que atinge de 1 a 2% da população mundial.

“Todas as ações desenvolvidas na campanha têm a pretensão de promover reflexões e impulsionar informações seguras acerca do glaucoma. Essa estratégia de iluminar espaços de grande visibilidade em todo o país é mais uma maneira de chamar atenção dos brasileiros para o risco em torno da doença, além de estimular a busca por informações sobre exames, diagnóstico e tratamentos”, destacou o presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Cristiano Caixeta Umbelino.

CONFIRA ABAIXO ALGUNS DOS PRÉDIOS E MONUMENTOS QUE ESTÃO APOIANDO O 24 HORAS PELO GLAUCOMA:

AMAZONAS – Receberão a iluminação verde o Teatro Amazonas, no dia 26 de maio, e o prédio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas (Seduc-AM), nos dias 30 e 31 de maio. Além desses, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas também recebeu o material da campanha para conscientização dos amazonenses acerca da doença.

BAHIA – Estão iluminados de verde e divulgando o material da campanha, durante o mês de maio, os prédios da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur).

DISTRITO FEDERAL – Em Brasília, recebem a iluminação verde, durante todo o mês de maio, a sede e o edifício Brasília do Banco de Brasília (BRB), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Entre 20 e 31 de maio serão iluminados o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a Câmara Legislativa do Distrito Federal; a Esplanada dos Ministérios, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o edifício sede do Supremo Tribunal Federal (STF). A fachada do prédio da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) também será iluminada, com período ainda a definir.

ESPÍRITO SANTO – Em Vitória, a Ponte da Ilha do Frade receberá iluminação verde entre 27 e 31 de maio.

MATO GROSSO – A Prefeitura de Cuiabá ilumina de verde o Palácio Alencastro e divulga o material da campanha durante todo o mês de maio.

MINAS GERAIS – Em Belo Horizonte, o prédio da prefeitura receberá iluminação verde entre 20 e 31 de maio. A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais irá iluminar os seguintes locais do Circuito Liberdade: entre 20 e 31 de maio, o Espaço do Conhecimento UFMG e o Cine Theatro Brasil Vallourec; entre 20 e 30 de maio, a Filarmônica - Sala Minas Gerais, Academia Mineira de Letras e o BDMG Cultural. O Memorial Minas Gerais Vale está iluminado desde o dia 12 de maio e assim permanecerá até o dia 31 do mesmo mês.

PARANÁ – Em Curitiba, entre 20 e 25 de maio, serão iluminadas de verde a Estufa do Jardim Botânico, a Casa da Praça do Japão, o Portal de Santa Felicidade (Avenida Manoel Ribas), o Monumento Chafariz da Praça 29 de Março e o Obelisco da Praça 19 de Dezembro.

PERNAMBUCO – A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE – Caruaru) divulgará o material da campanha.

RIO DE JANEIRO – Entre 20 e 31 de maio, recebem iluminação verde o Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara Municipal do Rio de Janeiro; o Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado, e em seu jardim, o Chafariz de Netuno; e os Arcos da Lapa, cartão postal da cidade. A Prefeitura do Rio de Janeiro, bem como o Governo do Estado, também irá divulgar o material da campanha.

RIO GRANDE DO NORTE – Em Natal, receberá iluminação verde e divulgará as peças da campanha o Palácio Felipe Camarão – sede da prefeitura, entre 20 e 31 de maio.

RIO GRANDE DO SUL – Receberão iluminação verde o Palácio Piratini, entre 20 e 24 de maio, e o prédio do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), entre 20 e 31 de maio. O governo do Rio Grande do Sul também divulgará o material da campanha.

SANTA CATARINA – A Justiça Federal de Santa Catarina (JFSC) irá divulgar o material da campanha.

SÃO PAULO – O Palácio dos Bandeirantes do Governo do Estado de São Paulo será iluminado de verde no dia 21 de maio. Entre 21 e 23 de maio, estarão iluminados, em alusão à campanha, a Ponte Estaiada (Octávio Frias de Oliveira), Viaduto do Chá, Edifício Matarazzo (sede da prefeitura), Biblioteca Mário de Andrade, Monumento às Bandeiras e o Pateo do Collegio. No dia 26, a fachada LED do edifício sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/SESI) exibirá uma peça alusiva ao tema. No Metrô de São Paulo, entre 16 e 31 de maio, serão iluminados de verde, as estações Sacomã, Tamanduateí, Trianon-Masp e Sumaré, além de divulgarem o material da campanha. A sede da Associação Médica Brasileira (AMB) também recebe a iluminação em apoio à causa durante todo o mês de maio. Em São José do Rio Preto, se iluminam de verde e divulgam a causa até o fim de maio o Hospital do Olho Rio Preto (HORP), HO Redentora Hospital de Olhos, Hospital de Base Rio Preto, D'Olhos Hospital Dia, a Rede Oftalmo e Olho, Clínica e Cirurgia.

 

Banco de Brasília S.A (BRB), edifício sede, torres B e C do CNC - DF

Banco de Brasília S.A (BRB), edifício Brasília - DF

Associação Médica Brasileira (AMB)

HO Redentora - Hospital de Olhos, Clínica e Cirurgia

Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da BAhia (Sedur-BA)

Rede Oftalmo

Hospital de Base do Rio Preto

Hospital do Olho Rio Preto (Horp)

Conselho Federal de Medicina

Olho, Clínica e Cirurgia

Palácio Alencastro (sede da Prefeitura de Cuiabá)

Pateo do Collegio

Cine Theatro Brasil Vallourec

Palácio Felipe Camarão (sede da Prefeitura de Natal)

D'Olhos Hospital Dia

Biblioteca Mário de Andrade

Palácio dos Bandeirantes (sede do Governo do Estado de São Paulo)

Arcos da Lapa

Edifício Matarazzo (sede da Prefeitura de São Paulo)

Crédito: Paulo Guereta-SECOM

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass)

Superior Tribunal de Justiça (STJ)

Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Viaduto do Chá - SP

Crédito: Paulo Guereta-SECOM

Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - RS

Ponte Estaiada (Ponte Octávio Frias de Oliveira)

Espaço do Conhecimento UFMG

Crédito: Kayke Quadros - Núcleo de Audiovisual do Espaço (MG)

Câmara Legislativa do Distrito Federal

Crédito: Renan Lisboa

Estufa do Jardim Botânico - Curitiba-PR

Memorial Minas Gerais Vale

Palácio Guanabara (sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro)

Chafariz de Netuno - RJ

Pórtico dos Reis Magos - Natal - RN

BDMG Cultural

Supremo Tribunal Federal (STF)

Crédito: Rosinei Coutinho SCO-STF

Filarmônica - Sala Minas Gerais

Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)

Prefeitura de Belo Horizonte

Crédito: Adão de Souza

Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc-AM)

Centro Administrativo da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe

Fonte Cruzeiro do Sul - Praça da Liberdade - MG

Crédito: Adão de Souza

Obelisco - Praça Sete - Belo Horizonte

Crédito: Adão de Souza

Ministério da Saúde - DF

Palácio Piratini (sede do Governo do Estado do Rio Grande do Sul)

Crédito: Felipe Dalla Valle

Sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) - DF

Crédito: Gil/Agência CNJ

Academia Mineira de Letras - MG

Estádio Mineirão - MG

Hospital de Olhos do RN

Instituto de Oftalmologia Marco Rey (IOMR) - RN

Teatro Amazonas - AM

Câmara dos Deputados

Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB)

Ponte da Ilha do Frade - Vitória - ES


Crédito: André Sobral/PMV

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS)


Crédito: Eduardo Nichele