Monumento Verde
Monumento Verde
Brasil se ilumina de verde na luta contra doença que mais causa cegueira evitável no mundo
De Norte a Sul, monumentos históricos e prédios de instituições parceiras recebem iluminação especial para chamar atenção para a doença responsável pela maior parte dos casos de cegueira evitável em todo o mundo.
Por meio da iluminação verde, entidades públicas e privadas de todo o País manifestam apoio à Campanha 24 horas pelo Glaucoma, promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). A iniciativa visa conscientizar a população sobre os riscos dessa doença e sobre a importância do seu diagnóstico e tratamento precoces. As ações que transcorrem ao longo de maio concentrarão esforços em uma grande maratona on-line prevista para o dia 21 deste mês, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) e com o apoio de diversas empresas parceiras.
O glaucoma é uma doença crônica que afeta o nervo óptico, estrutura responsável por conectar o que o olho enxerga com o cérebro para formar a visão. A pressão intraocular suficientemente elevada machuca o nervo óptico progressivamente e, infelizmente, não é possível recuperar as partes do nervo que foram lesadas. Assim, o glaucoma não tratado corretamente pode levar à perda permanente da visão.
“É preciso que a população esteja atenta à necessidade de realizar exames preventivos, para evitar problemas com doenças assintomáticas e progressivas no aparelho de visão, como é o caso do glaucoma. Embora seja um mal crônico, o diagnóstico e tratamento precoce garantem grandes chances de interromper o avanço da doença”, explicou o presidente da SBG, Roberto Galvão Filho.
Personalidades - Além das ações de iluminação em alusão à causa, o projeto também conta com o apoio de diversas personalidades e entidades médicas, sempre com o intuito de mobilizar o maior número de pessoas para essa causa. Para tanto, as redes sociais estão sendo espaços privilegiados para a divulgação de conteúdo. Também no site da campanha 24 horas pelo Glaucoma, já é possível acessar diversos materiais elucidativos acerca dessa doença que atinge de 1 a 2% da população mundial.
“Todas as ações desenvolvidas na campanha têm a pretensão de promover reflexões e impulsionar informações seguras acerca do glaucoma. Essa estratégia de iluminar espaços de grande visibilidade em todo o país é mais uma maneira de chamar atenção dos brasileiros para o risco em torno da doença, além de estimular a busca por informações sobre exames, diagnóstico e tratamentos”, destacou o presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Cristiano Caixeta Umbelino.
CONFIRA ABAIXO ALGUNS DOS PRÉDIOS E MONUMENTOS QUE ESTÃO APOIANDO O 24 HORAS PELO GLAUCOMA:
AMAZONAS – Receberão a iluminação verde o Teatro Amazonas, no dia 26 de maio, e o prédio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas (Seduc-AM), nos dias 30 e 31 de maio. Além desses, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas também recebeu o material da campanha para conscientização dos amazonenses acerca da doença.
BAHIA – Estão iluminados de verde e divulgando o material da campanha, durante o mês de maio, os prédios da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur).
DISTRITO FEDERAL – Em Brasília, recebem a iluminação verde, durante todo o mês de maio, a sede e o edifício Brasília do Banco de Brasília (BRB), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Entre 20 e 31 de maio serão iluminados o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a Câmara Legislativa do Distrito Federal; a Esplanada dos Ministérios, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o edifício sede do Supremo Tribunal Federal (STF). A fachada do prédio da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) também será iluminada, com período ainda a definir.
ESPÍRITO SANTO – Em Vitória, a Ponte da Ilha do Frade receberá iluminação verde entre 27 e 31 de maio.
MATO GROSSO – A Prefeitura de Cuiabá ilumina de verde o Palácio Alencastro e divulga o material da campanha durante todo o mês de maio.
MINAS GERAIS – Em Belo Horizonte, o prédio da prefeitura receberá iluminação verde entre 20 e 31 de maio. A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais irá iluminar os seguintes locais do Circuito Liberdade: entre 20 e 31 de maio, o Espaço do Conhecimento UFMG e o Cine Theatro Brasil Vallourec; entre 20 e 30 de maio, a Filarmônica - Sala Minas Gerais, Academia Mineira de Letras e o BDMG Cultural. O Memorial Minas Gerais Vale está iluminado desde o dia 12 de maio e assim permanecerá até o dia 31 do mesmo mês.
PARANÁ – Em Curitiba, entre 20 e 25 de maio, serão iluminadas de verde a Estufa do Jardim Botânico, a Casa da Praça do Japão, o Portal de Santa Felicidade (Avenida Manoel Ribas), o Monumento Chafariz da Praça 29 de Março e o Obelisco da Praça 19 de Dezembro.
PERNAMBUCO – A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE – Caruaru) divulgará o material da campanha.
RIO DE JANEIRO – Entre 20 e 31 de maio, recebem iluminação verde o Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara Municipal do Rio de Janeiro; o Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado, e em seu jardim, o Chafariz de Netuno; e os Arcos da Lapa, cartão postal da cidade. A Prefeitura do Rio de Janeiro, bem como o Governo do Estado, também irá divulgar o material da campanha.
RIO GRANDE DO NORTE – Em Natal, receberá iluminação verde e divulgará as peças da campanha o Palácio Felipe Camarão – sede da prefeitura, entre 20 e 31 de maio.
RIO GRANDE DO SUL – Receberão iluminação verde o Palácio Piratini, entre 20 e 24 de maio, e o prédio do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), entre 20 e 31 de maio. O governo do Rio Grande do Sul também divulgará o material da campanha.
SANTA CATARINA – A Justiça Federal de Santa Catarina (JFSC) irá divulgar o material da campanha.
SÃO PAULO – O Palácio dos Bandeirantes do Governo do Estado de São Paulo será iluminado de verde no dia 21 de maio. Entre 21 e 23 de maio, estarão iluminados, em alusão à campanha, a Ponte Estaiada (Octávio Frias de Oliveira), Viaduto do Chá, Edifício Matarazzo (sede da prefeitura), Biblioteca Mário de Andrade, Monumento às Bandeiras e o Pateo do Collegio. No dia 26, a fachada LED do edifício sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/SESI) exibirá uma peça alusiva ao tema. No Metrô de São Paulo, entre 16 e 31 de maio, serão iluminados de verde, as estações Sacomã, Tamanduateí, Trianon-Masp e Sumaré, além de divulgarem o material da campanha. A sede da Associação Médica Brasileira (AMB) também recebe a iluminação em apoio à causa durante todo o mês de maio. Em São José do Rio Preto, se iluminam de verde e divulgam a causa até o fim de maio o Hospital do Olho Rio Preto (HORP), HO Redentora Hospital de Olhos, Hospital de Base Rio Preto, D'Olhos Hospital Dia, a Rede Oftalmo e Olho, Clínica e Cirurgia.
Banco de Brasília S.A (BRB), edifício sede, torres B e C do CNC - DF
Banco de Brasília S.A (BRB), edifício Brasília - DF
Palácio dos Bandeirantes (sede do Governo do Estado de São Paulo)
Arcos da Lapa
Edifício Matarazzo (sede da Prefeitura de São Paulo)
Crédito: Paulo Guereta-SECOM
Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass)
Viaduto do Chá - SP
Crédito: Paulo Guereta-SECOM
Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - RS
Espaço do Conhecimento UFMG
Crédito: Kayke Quadros - Núcleo de Audiovisual do Espaço (MG)
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Crédito: Renan Lisboa
Estufa do Jardim Botânico - Curitiba-PR
Memorial Minas Gerais Vale
Palácio Guanabara (sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro)
BDMG Cultural
Supremo Tribunal Federal (STF)
Crédito: Rosinei Coutinho SCO-STF
Filarmônica - Sala Minas Gerais
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)
Prefeitura de Belo Horizonte
Crédito: Adão de Souza
Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc-AM)
Fonte Cruzeiro do Sul - Praça da Liberdade - MG
Crédito: Adão de Souza
Obelisco - Praça Sete - Belo Horizonte
Crédito: Adão de Souza
Ministério da Saúde - DF
Palácio Piratini (sede do Governo do Estado do Rio Grande do Sul)
Crédito: Felipe Dalla Valle