Release 04
Por todo o Brasil, oftalmologistas promovem mutirões contra doença que pode causar cegueira
As ações no Novembro Azul preveem atendimentos, uma maratona na internet, com conteúdo educativo, debates e participação de celebridades. A organização é do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
Até o início do mês que vem, uma série de mutirões de atendimento gratuito será promovida por todo o Brasil com objetivo de estimular o diagnóstico e o tratamento precoces da retinopatia diabética, doença vinculada ao diabetes, considerada uma das principais causas de cegueira evitável no mundo. Todo o trabalho conta com a coordenação, em nível nacional, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), em parceria com outras sociedades médicas e instituições públicas e privadas.
Ações, que integram as ações do Novembro Azul, mês dedicado à prevenção, diagnóstico e tratamento do diabetes e de suas consequências, dentre elas a retinopatia diabética. Já foram confirmados 44 mutirões em 15 estados diferentes: Bahia; Goiás; Maranhão; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Distrito Federal; Santa Catarina; São Paulo, Tocantins, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Ceará, Alagoas e Pará. As atividades seguem calendários definidos localmente e os interessados devem estar atentos aos critérios e fluxos definidos pelas equipes de trabalho em cada município participante.
Os atendimentos ocorrerão de forma descentralizada, sob a responsabilidade de grupos organizados em diversos municípios que levam em conta particularidades de cada região. Na composição das equipes, estarão médicos oftalmologistas voluntários e alunos de programas de residência dessa especialidade. Na maioria das ações, os interessados terão acesso gratuito a exames para diagnosticar de forma precoce a retinopatia diabética.
Por se tratar de uma doença multifatorial, alguns grupos oferecerão, além de exames oftalmológicos, outras aferições relacionadas às condições de saúde da pessoa diabética, como avaliações cardiológicas, nutricionais e testes laboratoriais.
Conscientização - Para Wilma Lelis, diretora da atual gestão e presidente eleita do CBO para o biênio 2024-2025, os mutirões cumprem um importante papel em prol da população ao promoverem a conscientização sobre a importância do acompanhamento com oftalmologista e dos cuidados precoces contra a retinopatia diabética.
"Apesar de ser do conhecimento de todos que a diabetes pode causar cegueira, grande parte da população diabética ainda precisa entender os riscos e a importância do cuidado precoce junto ao profissional oftalmologista", declara.
Vigilância - O diabetes é uma doença grave e silenciosa que exige a vigilância contínua dos pacientes e dos profissionais da saúde. A Federação Internacional de Diabetes (IDF, em inglês) vem ao longo dos anos estimulando debates e a mobilização de todos em torno desse problema. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 11 pessoas no mundo convive com diabetes.
No Brasil, houve aumento de 60% no diagnóstico da doença, em um intervalo de 10 anos. Para Cristiano Caixeta Umbelino, atual presidente do CBO, as ações de novembro também servem para revelar deficiências no atendimento da pessoa com diabetes, assim como também ressaltar a importância do autocuidado, como forma prevenir, diagnosticar e tratar a doença.
24h pelo Diabetes – Na tônica do Novembro Azul, o CBO realizará também a tradicional maratona de atividades on-line no dia 25 de novembro (sábado), a partir das 9h. O projeto 24h pelo Diabetes faz parte dos esforços de conscientização sobre a doença e será transmitido no canal oficial do CBO no YouTube e em outras plataformas digitais.
Por meio dessa ação, o CBO oferecerá à população, de forma gratuita, uma série de conteúdos educativos sobre a retinopatia diabética e a prevenção, diagnóstico e tratamento do diabetes. Serão entrevistas, debates, palestras e reportagens que apresentarão cuidados com a doença, ajudarão a identificar sinais e sintomas e orientarão os interessados sobre o que fazer em caso de suspeita. Confira mais detalhes da programação no site oficial da campanha (link abaixo) e nas redes sociais do CBO.
Acesse: www.24hpelodiabetes.com.br
Retinopatia diabética – O olho é um dos órgãos mais ameaçados pelo descontrole dos índices de glicemia no sangue. A retinopatia diabética é um problema que afeta os pequenos vasos da retina, região do olho que atua na formação das imagens que são transmitidas ao cérebro. Dessa forma, o problema se torna uma ameaça direta à condição de visão do paciente, podendo levar à cegueira se não for tratado a tempo com o médico oftalmologista.
O surgimento ou agravamento da doença pode ser prevenido por meio do controle contínuo dos níveis de glicose no sangue. No entanto, é essencial que sejam feitos exames oftalmológicos regulares, uma vez que as fases iniciais da doença não apresentam sintomas sensíveis ao paciente. O presidente do CBO considera que fazer um acompanhamento periódico com o profissional oftalmologista vai garantir que, se necessário, tratamentos adequados sejam iniciados o mais cedo possível, aumentando as chances de reversão e controle sobre a doença.
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO NOVEMBRO AZUL POR ORDEM ALFABÉTICA DAS LOCALIDADES
ARAGUAÍNA - TO
15/11 - Instituto Olhar. A cidade realiza pela primeira vez um mutirão de diabetes que atenderá 30 pacientes e contará com 15 voluntários.
ARAÇATUBA - SP
25/11 - Será realizada a 26º Campanha Nacional Gratuita de Diabetes, uma ação realizada pela Secretaria de Saúde de Araçatuba, em parceria com a Liga de Oftalmologia dos alunos do curso medicina do UniSalesiano, com apoio do ANAD, no Centro de Especialidade em Saúde Auxilium (Rua Dona Ida 1350, bairro Aviação). Será um mutirão para avaliação de exame fundo de olho em pacientes diabéticos. Os exames serão realizados por médicos oftalmologistas. Serão agendados pacientes diabéticos que fazem acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde e também terá entrega de senha para atendimento caso o paciente não tenha o agendamento. A expectativa é atender 300 pessoas e os pacientes, que apresentarem alterações serão encaminhados para tratamento através da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Araçatuba.
APARECIDA DE GOIÂNIA - GO
11, 18 e 25/11 - Hospital de Olhos Aparecida - Pacientes diabéticos cadastrados na Rede Municipal de Saúde serão atendidos com consulta, acuidade visual, mapeamento de retina, retinografia, teste de glicemia, aferição da pressão arterial, agendamento do exame de glicemia glicada, laser e injeção anti VEGF.
BETIM - MG
18/11 - Praça do Encontro - Será oferecido atendimento médico gratuito para diabéticos, de 8h às 13h. Durante a ação, os participantes poderão realizar: checagem de pressão, medidas corporais, glicemia, exame do pé e do fundo de olho.
BELÉM - PA
24 e 25/11 - Hospital Mater Dei Porto Dias - Durante a ação, acontecerá a conscientização sobre diabetes com a participação de especialistas; rastreio de diabetes e alterações vitais; e distribuição de cartilha sobre a campanha 24h pelo Diabetes.
BELO HORIZONTE - MG
11/11 - COMG - Atendimento de pacientes com retinopatia grave, com a realização de exames de acuidade visual, retinografia, OCT e laser. Além disso, os especialistas farão a avaliação do pé e avaliação nutricional e endocrinológica.
BRASÍLIA - DF
26/11 - Hospital da Força Aérea Brasileira. Cerca de 300 pacientes serão beneficiados com o primeiro mutirão de diabetes da instituição. A ação, que contará com o trabalho de vinte voluntários, terá palestras sobre prevenção e controle do diabetes e avaliações de retinografia.
BLUMENAU - SC
02/12 - Mutirão de diabetes de Blumenau. Serão realizados mil atendimentos em pessoas diabéticas, entre adultos e crianças, previamente selecionadas. Os pacientes passarão por avaliações de retinopatia diabética, pé diabético e nefropatia diabética, além de orientação educacional. Para tanto, serão 200 voluntários envolvidos na ação, entre médicos oftalmologistas especialistas em retina com vasta experiência em mutirões, enfermeiros, técnicos de enfermagem, educadores físicos, jornalistas e estudantes de medicina e enfermagem. Antes do mutirão, Blumenau terá ainda o 3º Diabetes no Parque, um evento de promoção à saúde, prevenção do diabetes tipo 2 e conscientização do diabetes tipo 1, no dia 12 de novembro, também organizado pela Associação Filosófica e Beneficente Justiça e Trabalho. A programação inclui alongamento e caminhada, tenda de teste de glicemia e orientação sobre diabetes, orientação nutricional, divulgação do mutirão, massagem, atividades para crianças e shows.
CAMPO GRANDE - MT
18 e 25/11 - Mutirões de diabetes de Campo Grande. Dois mutirões de diabetes com a previsão de atender 700 pacientes no total. Uma equipe formada por até 70 voluntários, entre médicos oftalmologistas, cardiologistas, clínicos gerais e vasculares, alunos de especialização em oftalmologia, dentistas, nutricionistas, enfermeiros e profissionais administrativos estarão envolvidos na ação.
CATALÃO - GO
25/11 - Clínica Oftalmed. São esperados 200 pacientes, que serão atendidos por retinólogos, endocrinologistas, cardiologistas, podólogos e nutricionistas. Entre os exames a serem realizados estão fundoscopia indireta, retinografia, exames de sangue (hemograma, glicemia jejum, hemoglobina glicada) e eletrocardiograma. Os casos que necessitarem de laser argônio realizarão o procedimento no próprio local.
COROATÁ - MA
22/11 - Mutirão de Coroatá. Cerca de 340 pacientes diagnosticados com a doença encaminhados pelos postos de saúde locais receberão atendimento oftalmológico, exame de glicemia em jejum, avaliação de enfermagem, consulta com cardiologista e avaliação de pé diabético. Ao todo serão quarenta voluntários envolvidos na ação.
CUIABÁ - MT
18/11 - Clínica Integrada da Univag. Evento organizado pela Associação Mato-grossense de Oftalmologia, com previsão de atender entre 250 e 400 pacientes diabéticos para realização do exame de fundo de olho.
FEIRA DE SANTANA - BA
18/11 - Hospital de Olhos. Será oferecida assistência multidisciplinar a 2 mil pacientes, com medição da pressão arterial, fundoscopia e atendimento dos casos suspeitos, triagem para catarata e glaucoma e laserterapia de retina.
FLORIANÓPOLIS - SC
11/11 - Associação Catarinense de Oftalmologia. Mutirão de diabetes organizado pela em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria da Saúde do Estado, que irá beneficiar 500 pacientes com a doença, previamente diagnosticados. Todos os dados obtidos na realização do evento, tanto na parte científica e assistencial quanto na detecção precoce e educação em saúde ficam à disposição da rede básica de saúde municipal e estadual para adoção de medidas relacionadas às linhas de cuidado em diabetes.
GOIÂNIA - GO
15/11 - 8º Mutirão de Diabetes e Feira de Saúde de Goiânia. O evento tem a expectativa de atender mais de 3 mil pessoas e realizar gratuitamente os seguintes procedimentos: antropometria, avaliação do pé diabético, exames de fundo de olho, laboratoriais, microalbuminúria, eletrocardiograma, eco doppler de carótida e glicemia capilar (HGT) e fotocoagulação a laser de retina. A ação mobilizará mais de 500 voluntários, incluindo profissionais de saúde das especialidades de cardiologia, nefrologia, endocrinologia e oftalmologia.
25/11 - Centro de Oftalmologia e Referência da Universidade Federal de Goiás (CEROF). Mutirão de intervenção, tratamento e reavaliação de 400 pacientes com retinopatia diabética. Dos 400 atendimentos, serão realizadas 150 consultas para avaliação de injeção, cem exames de OCT, cem injeções intravítreas e cinquenta fotocoagulacões de retina.
GUANAMBI - BA
25/11 - CEOQ Hospital de Olhos. CEOQ Hospital de Olhos. Ação conjunta com os municípios de Vitória da Conquista, Itapetinga e Luís Eduardo Magalhães, organizadas pelo Centro Especializado Oftalmológico Queiroz (CEOQ) em parceria com prefeituras, instituições de ensino, órgãos de saúde e ONGs. São esperados mil pacientes e 140 voluntários nos quatro municípios. O evento contará com mapeamento de retina, fundoscopia, retinografia, tonometria, rastreio de diabetes e glicemia capilar. Até lá, serão realizadas ações educativas e informativas nas redes sociais, meios de comunicação e entidades parceiras.
ITABUNA - BA
5/11 - Hospital de Olhos Beira Rio. Mutirão de atendimentos para cerca de 500 pacientes em um novo formato digital de captação de dados com os resultados de fundo de olho, classificação da retinopatia, coração, rim, e pé diabético. Esse ano servirá como projeto-piloto para preparar uma grande ação para 2024, que será uma edição especial para comemorar os 20 anos da iniciativa em Itabuna.
ITAPETINGA - BA
11/11 - CEOQ Hospital de Olhos. Ação conjunta com os municípios de Vitória da Conquista, Luís Eduardo Magalhães e Guanambi, organizadas pelo Centro Especializado Oftalmológico Queiroz (CEOQ) em parceria com prefeituras, instituições de ensino, órgãos de saúde e ONGs. São esperados mil pacientes e 140 voluntários nos quatro municípios. O evento contará com mapeamento de retina, fundoscopia, retinografia, tonometria, rastreio de diabetes e glicemia capilar. Até lá, serão realizadas ações educativas e informativas nas redes sociais, meios de comunicação e entidades parceiras.
JANAÚBA - MG
11/11 - Hospital de Olhos Janaúba - Pacientes previamente triados e encaminhados pela equipe da Atenção Primária (UBS) receberão exames de fundo de olho para rastreamento da retinopatia diabética e exames de glicemia capilar.
JUIZ DE FORA - MG
25/11 - Realização de exames de fundoscopia, glicemia, IMC e PA. Além disso, alunos de Medicina conduzirão palestras educativas para conscientizar sobre o diabetes e os cuidados oftalmológicos.
LUÍS EDUARDO MAGALHÃES - BA
18/11 - CEOQ Hospital de Olhos. Ação conjunta com os municípios de Vitória da Conquista, Itapetinga e Guanambi, organizadas pelo Centro Especializado Oftalmológico Queiroz (CEOQ) em parceria com prefeituras, instituições de ensino, órgãos de saúde e ONGs. São esperados mil pacientes e 140 voluntários nos quatro municípios. O evento contará com mapeamento de retina, fundoscopia, retinografia, tonometria, rastreio de diabetes e glicemia capilar. Até lá, serão realizadas ações educativas e informativas nas redes sociais, meios de comunicação e entidades parceiras.
MONTES CLAROS - MG
25/11 - Hospital das Clínicas Doutor Mário Ribeiro da Silveira - A ação será realizada das 7h às 13h, direcionada para 300 pacientes diabéticos SUS do município de Montes Claros que contemplará a realização de Consultas para Triagem de Avaliação Oftalmológica, incluindo a Avaliação do Fundo de Olho, realização de exames laboratoriais, além da avaliação de outros profissionais especialistas como Endocrinologista e Nutricionista.
PAÇO DO LUMIAR - MA
17/11 - Durante a ação, serão oferecidos exames de fundo de olho (mapeamento de retina), aferição de pressão arterial e glicemia capilar. Serão atendidas apenas pessoas diabéticas e a demanda é espontânea. Cada mutirão vai atender 200 pessoas.
PASSOS - MG
11/11 - Pacientes previamente triados receberão atendimento clínico-oftalmológico e exame complementar, das 6h30 às 12h30. Os pacientes que precisarem de laser e cirurgia ou injeção serão tratados ainda durante o mês de novembro.
PINHEIRO - MA
28/11 - Durante a ação, serão oferecidos exames de fundo de olho (mapeamento de retina), aferição de pressão arterial e glicemia capilar. Serão atendidas apenas pessoas diabéticas e a demanda é espontânea. Cada mutirão vai atender 200 pessoas.
RIO DE JANEIRO - RJ
4/11 - O público será atendido com exame glicemia capilar, pressão arterial e fundo de olho. Além disso, ocorrerá a conscientização e informações gerais sobre os cuidados com o diabetes.
ROSÁRIO - MA
27/11 - Durante a ação, serão oferecidos exames de fundo de olho (mapeamento de retina), aferição de pressão arterial e glicemia capilar. Serão atendidas apenas pessoas diabéticas e a demanda é espontânea. Cada mutirão vai atender 200 pessoas.
SÃO LUÍS - MA
18/11 - Durante a ação, serão oferecidos exames de fundo de olho (mapeamento de retina), aferição de pressão arterial e glicemia capilar. Serão atendidas apenas pessoas diabéticas e a demanda é espontânea. Cada mutirão vai atender 200 pessoas.
25/11 - Hospital de Residência Oftalmológica. Neste ano o evento promoverá testes glicêmicos e de fundo do olho. A expectativa é realizar 5 mil atendimentos com a participação de 500 voluntários.
SÃO GONÇALO - RJ
2/12 - Será oferecido exame de mapeamento de retina com agendamento para fotocoagulação, injeção intravítrea e vitrectomia dos casos selecionados, além de exames laboratoriais. A expectativa é que a ação repita o sucesso do ano passado e alcance duas mil pessoas, já que grande parte da demanda é espontânea e de livre acesso.
SÃO PAULO - SP
6 A 11/11 - ANAD - Cerca de seis mil pessoas receberão teste de glicemia, hemoglobina, aferição da pressão arterial, triglicerídeos, fundo de olho, além de avaliação dos pés, odontológica e nutricional. Evento será aberto ao público.
SÃO PAULO - SP
14/11 - FIESP - Cerca de 500 pessoas serão assistidas com teste de glicemia, hemoglobina glicada, aferição da pressão arterial e orientação médica.
SÃO PAULO - SP
31/10 - Centro de Convenções do Hospital do Servidor Público Estadual. Mutirão para 250 pacientes do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe). A ação multidisciplinar vai reunir as especialidades de oftalmologia, cardiologia, nefrologia e endocrinologia. Serão oferecidos mapeamento de retina, retinografia, teste de glicemia, exame de urina, exames cardiológicos e bioimpedância.
SOROCABA - SP
11/11 - Hospital Oftalmológico de Sorocaba. Mutirão de diabetes para mil pacientes, com exames de glicemia capilar, pressão arterial, avaliação do pé e mapeamento de retina, e receberão orientações de endocrinologistas sobre cuidados com a doença e de farmacêuticos sobre o uso seguro de medicamentos. Uma equipe multidisciplinar formada por 250 voluntários participa da iniciativa. Os pacientes que necessitem de tratamento oftalmológico serão encaminhados para fotocoagulação a laser. Outros casos podem requerer exames de ultrassom, OCT e angiofluoresceinografia.
VITÓRIA DA CONQUISTA - BA
04/11 - CEOQ Hospital de Olhos. Ação conjunta com os municípios de Itapetinga, Luís Eduardo Magalhães e Guanambi, organizadas pelo Centro Especializado Oftalmológico Queiroz (CEOQ) em parceria com prefeituras, instituições de ensino, órgãos de saúde e ONGs. São esperados mil pacientes e 140 voluntários nos quatro municípios. O evento contará com mapeamento de retina, fundoscopia, retinografia, tonometria, rastreio de diabetes e glicemia capilar. Até lá, serão realizadas ações educativas e informativas nas redes sociais, meios de comunicação e entidades parceiras.
360° Comunicação Integrada
Assessoria de imprensa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
Contatos: (84) 98627-6893 – Francisco Baracho | (61) 98144-2628 - Paulo Henrique