Sessão de Relato de Caso


Código

RCO-06

Área Técnica

Neuroftalmologia

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: CRO - HOSPITAL DE OLHOS DE GUARULHOS

Autores

  • GEISA F S CALTRAN (Interesse Comercial: NÃO)
  • NIXON LOPES ALMEIDA (Interesse Comercial: NÃO)
  • Rossen Mihaylov Hazarbassanov (Interesse Comercial: NÃO)

Título

HIPERTENSAO INTRACRANIANA IDIOPATICA: UM RELATO DE CASO

Objetivo

A Hipertensão Intracraniana Idiopática (HII) é caracterizada por aumento da pressão intracraniana (PIC) sem processos expansivos ou alterações estruturais que a justifiquem e com presença de papiledema - critérios de Mandy. A incidência é de 1 para cada 100.000 habitantes/ano, predominante em mulheres jovens e obesas. A fisiopatologia é pouco compreendida, uma das teorias defende que a PIC aumenta para vencer a resistência à drenagem liquórica nas granulações aracnóides. Parte dos pacientes apresenta sintomas como cefaléia, vômito, diplopia e escotomas visuais. Neste relato de caso apresentaremos paciente com papiledema e posterior diagnóstico de HII.

Relato do Caso

A.S, 11 anos, masculino, sobrepeso; História de internação prévia por quadro de cervicolombalgia associado à hipotensão arterial e bradicardia. Compareceu à consulta oftalmológica com queixa de escotomas em ambos os olhos (AO). Mãe relatou sobre internação anterior e referiu persistência dos sintomas. Acuidade visual sem correção (AVsc) 20/20 no olho direito (OD) e 20/20 no olho esquerdo (OE), na biomicroscopia pupilas isofotorreagentes, pressão intraocular 16,5 no OD e 17,5 no OE; fundo de olho revelou papiledema; Realizada Retinografia e Tomografia de Coerência Óptica que evidenciou papiledema, maior no OE. Paciente foi encaminhado à emergência pediátrica. Durante a internação foram realizados exames de Ressonância Magnética de órbitas e do sistema nervoso central que mostravam leve aumento do calibre dos nervos ópticos e descartaram lesões expansivas. Coleta de líquor com pressão elevada. Após diagnóstico de HII foi iniciado tratamento com acetazolamida e alta após 5 dias para ambulatório de neurologia.

Conclusão

O diagnóstico da HII é de exclusão, por isso é necessário a avaliação dos pacientes por equipe multidisciplinar e que sejam realizados exames complementares para descartar diagnósticos diferenciais. Uma vez confirmado o diagnóstico o objetivo do tratamento é a redução da PIC através do uso de inibidor de anidrase carbônica que atua reduzindo a produção de líquor.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN