Código
RCO-06
Área Técnica
Neuroftalmologia
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: CRO - HOSPITAL DE OLHOS DE GUARULHOS
Autores
- GEISA F S CALTRAN (Interesse Comercial: NÃO)
- NIXON LOPES ALMEIDA (Interesse Comercial: NÃO)
- Rossen Mihaylov Hazarbassanov (Interesse Comercial: NÃO)
Título
HIPERTENSAO INTRACRANIANA IDIOPATICA: UM RELATO DE CASO
Objetivo
A Hipertensão Intracraniana Idiopática (HII) é caracterizada por aumento da pressão intracraniana (PIC) sem processos expansivos ou alterações estruturais que a justifiquem e com presença de papiledema - critérios de Mandy. A incidência é de 1 para cada 100.000 habitantes/ano, predominante em mulheres jovens e obesas. A fisiopatologia é pouco compreendida, uma das teorias defende que a PIC aumenta para vencer a resistência à drenagem liquórica nas granulações aracnóides. Parte dos pacientes apresenta sintomas como cefaléia, vômito, diplopia e escotomas visuais. Neste relato de caso apresentaremos paciente com papiledema e posterior diagnóstico de HII.
Relato do Caso
A.S, 11 anos, masculino, sobrepeso; História de internação prévia por quadro de cervicolombalgia associado à hipotensão arterial e bradicardia. Compareceu à consulta oftalmológica com queixa de escotomas em ambos os olhos (AO). Mãe relatou sobre internação anterior e referiu persistência dos sintomas. Acuidade visual sem correção (AVsc) 20/20 no olho direito (OD) e 20/20 no olho esquerdo (OE), na biomicroscopia pupilas isofotorreagentes, pressão intraocular 16,5 no OD e 17,5 no OE; fundo de olho revelou papiledema; Realizada Retinografia e Tomografia de Coerência Óptica que evidenciou papiledema, maior no OE. Paciente foi encaminhado à emergência pediátrica. Durante a internação foram realizados exames de Ressonância Magnética de órbitas e do sistema nervoso central que mostravam leve aumento do calibre dos nervos ópticos e descartaram lesões expansivas. Coleta de líquor com pressão elevada. Após diagnóstico de HII foi iniciado tratamento com acetazolamida e alta após 5 dias para ambulatório de neurologia.
Conclusão
O diagnóstico da HII é de exclusão, por isso é necessário a avaliação dos pacientes por equipe multidisciplinar e que sejam realizados exames complementares para descartar diagnósticos diferenciais. Uma vez confirmado o diagnóstico o objetivo do tratamento é a redução da PIC através do uso de inibidor de anidrase carbônica que atua reduzindo a produção de líquor.