Natal, a capital do Rio Grande do Norte, conhecida como a cidade do sol, desfruta de dias ensolarados durante o ano todo. A cidade se desenvolveu entre o Rio Potengi e o mar e abriga paisagens impressionantes, marcadas pelo contraste entre o mar azul e as dunas cobertas por mata atlântica.
A história de Natal é contada por monumentos como a Fortaleza dos Reis Magos que remete à fundação da cidade, prédios históricos que foram cenário da participação da cidade na 2ª Guerra Mundial até a moderna Arena das Dunas, estádio que foi uma das sedes da Copa do Mundo 2014.
Durante este passeio conheceremos também curiosidades, hábitos e detalhes da cultura natalense, exaltada na obra do historiador Câmara Cascudo e expressa através do artesanato e da rica gastronomia potiguar.
O que fazer:
Genipabu é uma das praias mais icônicas de Natal. Repleta de dunas e águas calmas e mornas, essa praia se tornou famosa pelos emocionantes passeios de buggy. O vasto parque de dunas surpreende com lagoas que parecem oásis, incluindo o pitoresco passeio de dromedários!
Prepare-se para fazer fotos lindas registrando vários buggys coloridos nas dunas branquinhas, registrar as jangadas voltando das pescarias enquanto aproveita para degustar pratos variados com peixes e crustáceos nas barracas simples a beira mar. Não esqueça de se hidratar com água de coco geladinha e desfrutar de banhos de mar admirando a paisagem exuberante de Genipabu.
O que fazer:
O Litoral Sul de Natal é um festival de encantos. Neste roteiro, vamos seguir pela rodovia Rota do Sol, um nome sugestivo que nos guiará aos encantos dessa região. Logo veremos a Barreira do Inferno que é o primeiro centro de lançamento de foguetes da América do Sul e logo após seguiremos para o Maior Cajueiro do mundo. Continuando o passeio, chegamos até a Lagoa de Arituba, que tem uma estrutura voltada para a diversão de toda família e espreguiçadeiras para relaxar em um lindo gramado. Nossa parada principal fica na praia de Camurupim que é famosa pela formação de piscinas naturais, mar de águas calmas e mornas, com excelente estrutura de bar e restaurante para aproveitar o dia com o pé na areia ou se aventurar em passeios de quadriciclo pela região.
O que fazer:
Maracajaú fica localizada a 70 km de Natal e seu principal atrativo são os mergulhos nos parrachos. Estas formações de arrecifes de 15 km de extensão e cerca de 3 m de profundidade fica a 7 km da praia são uma área de proteção ambiental de águas cristalinas onde é possível ver de perto vários peixinhos e corais coloridos.
Para chegar aos parrachos, utilizamos lanchas até um flutuante fixo em alto mar que oferece infraestrutura para a realização do mergulho de snorkel ou cilindro. Instrutores auxiliam os visitantes e aqueles que irão realizar o primeiro mergulho.
A praia é praticamente intocada pela urbanização, deixando que a beleza natural do local maravilhe os visitantes e a abundante vida marinha nos corais encantam adultos e crianças tornando Maracajaú um passeio inesquecível!
O que fazer:
Pipa é um complexo de praias localizado no município de Tibau do Sul, a cerca de 1h de Natal. A região, que é uma das maiores atrações do litoral do Rio Grande do Norte, impressiona pela beleza das paisagens. Falésias avermelhadas, areia clarinha, o verde da mata atlântica e o mar azul morninho se combinam no cenário inacreditável da Praia do Madeiro, considerada uma das mais bonitas do Brasil e se estendem pelas demais praias da região.
A visita ao Chapadão é obrigatória! As falésias vermelhas formam um cenário incrível em contraste com o mar e são um mirante natural de onde se tem uma vista panorâmica inesquecível da Praia do Amor, que recebeu esse nome devido a formação de um coração na enseada durante a maré baixa.
Destino de surfistas e turistas de diversos países, Pipa se consolidou como um dos lugares mais procurados do estado e possui uma excelente estrutura de hotéis e pousadas. O vilarejo também é conhecido pela excelente gastronomia e vários restaurantes charmosos que servem pratos típicos de várias regiões do mundo.
Toda esta combinação de cores e sabores faz de Pipa um roteiro imperdível!
O que fazer:
Toda quinta-feira, desde 1987, se escuta o som da sanfona e da zabumba no Centro de Turismo de Natal. O Forró com turista é um show do típico forró pé de serra. O xote, o xaxado e o baião também aparecem na festa e o repentista encanta a todos com seus versos e rimas. Se não sabe dançar, não tem problema: bailarinos estão por lá para ajudar todo mundo a se arriscar nos passos do forró. Não vale ficar sentado e com vergonha: a festa é para todo mundo dançar e participar até da quadrilha improvisada.
O Forró acontece no prédio histórico, tombado pelo Patrimônio Histórico chamado Centro de Turismo de Natal, que já sediou um presídio da cidade e hoje as antigas celas são ocupadas por diversas peças artesanais e uma galeria de arte. Durante o espetáculo algumas lojas ficam abertas e o restaurante oferece serviço de bar e o melhor da culinária regional e contemporânea.
O que fazer: