Sessão de Relato de Caso


Código

RC052

Área Técnica

Glaucoma

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: HOSPITAL UNIVERSITARIO BETTINA FERRO DE SOUZA

Autores

  • ALANA VALERIA MATOS BESTEIRO (Interesse Comercial: NÃO)
  • ANA CATARINA MATTOS FERNANDES (Interesse Comercial: NÃO)
  • ROBERTO FREITAS DE CASTRO LEÃO (Interesse Comercial: NÃO)

Título

EDEMA MACULAR CISTOIDE APOS AGULHAMENTO COM MITOMICINA C EM BOLHA DE TREC FALIDA.

Objetivo

Relatar o caso de um paciente com glaucoma avançado em acompanhamento no Hospital Universitário Bettina Ferro que evolui com edema macular cistóide, após procedimento de agulhamento com mitomicina C de bolha de trabeculectomia (TREC).

Relato do Caso

A.N,S, sexo masculino, pardo, 66 anos, procedente de Ananindeua-PA, com antecedentes oftalmológicos de cirurgia de catarata, Transplante óptico de córnea e TREC em OE. Encaminhado ao serviço de glaucoma para avaliação devido bolha de TREC em falência. Em uso de Brintens e Dorzal de 12/12h AO e Ster de 8/8h OE. Ao exame oftalmológico apresentava AVSC de CD 2m e 20/100, PIOTA de 20/40mmhg, OD: córnea clara, catarata nuclear grau III, CA sem alterações e OE: Bolha de TREC plana, botão de TX com edema +1, Iridectomia superior e CA formada. FO: OD: EP, rosa- pálido, EP 0,8x0,8, AV 2/3 com afinamento vascular e macula sem alterações AO. Paquimetria: 530/570. Optou-se pela indicação do agulhamento com mitomicina C em OE e prescrição de travoprosta em OD. No 11º PO o paciente apresentou queixa de perda de visão central, PIOTA: 13/10mmHg, bolha de aspecto cístico em OE. No exame de OCT de macula evidenciou presença de líquido subrretiniano. Após 3 semanas houve piora progressiva no aspecto do edema macular (IMAGEM 1 ). Sendo assim, foi indicado injeção intravítrea com 0,1ml de Triancinolona, com resposta positiva de redução do edema macular. Após 4 semanas, foi observado resolução total do quadro ( IMAGEM 2).

Conclusão

O Edema macular cistoide (EMC) resulta de um acúmulo de líquido nas camadas plexiforme externe e nuclear interna da retina, com a formação de alterações em forma de cistos. É uma causa comum de perda de visão reversível após cirurgia oftalmológica. O estudo TVT identificou maior incidência de EMC em pacientes com glaucoma submetidos ao implante de tubo de drenagem em comparação aos que realizaram TREC com mitomicina C. Até o presente trabalho não foi identificado na literatura atual estudos sobre as complicações após a técnica de agulhamento com mitomicina c evidenciada por este relato.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN