Sessão de Relato de Caso


Código

RC189

Área Técnica

Retina

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade Federal Fluminense (UFF)

Autores

  • THAISA GOMES VIANA DE SANTANA (Interesse Comercial: NÃO)
  • Taís Cristina Rossett (Interesse Comercial: NÃO)
  • Raul Nunes Galvarro Vianna (Interesse Comercial: NÃO)

Título

PSEUDOXANTOMA ELASTICO E ESTRIAS ANGIOIDES: A IMPORTANCIA DO EXAME FISICO

Objetivo

O objetivo deste trabalho é ressaltar a importância do exame físico durante uma consulta oftalmológica. Apresentaremos, neste relato de caso, uma paciente assintomática que, em consulta oftalmológica de rotina, apresentou alterações retinianas que nos direcionaram para o diagnóstico de uma condição sistêmica: pseudoxantoma elástico (PXE)

Relato do Caso

Mulher, 53 anos, natural do Rio de Janeiro, em consulta de rotina, apresentava-se assintomática e sem antecedentes oftalmológicos e hipertensa em uso de losartana e hidroclorotiazida. Negou cirurgias prévias, alergias ou traumas. Relatou uma alteração na retina - que não sabia o nome - em alguns membros da família. Ao exame oftalmológico, apresentava acuidade visual(AV) sem correção de 20/20 em ambos os olhos e reflexos pupilares sem alterações. Exame biomicroscópico dentro da normalidade. Pressão intraocular(PIO) de 12/11mmHg. Ao exame fundoscópico: arcadas vasculares com estreitamento arteriolar e discreto aumento de brilho, bem como presença de estrias angióides peridiscais e aspecto Peau d'orange. OCT: normal Ao exame dermatológico: pápulas assintomáticas e amareladas que coalesciam em placas, tornando a pele enrugada e frouxa na região do pescoço e em pregas de flexão como axila e região inguinal. Paciente foi encaminhada para interconsulta com a Dermatologia, onde foi-se estabelecido o diagnóstico de PXE.

Conclusão

A presença de estrias angióides pode indicar algumas doenças de base: PXE, doença de Paget, Ehlers-Danlos, esferocitose hereditária, anemia falciforme ou talassemia. A diferenciação entre elas se dá por anamnese, exame físico e laboratorial. O PXE é uma condição que possui uma importante e rara alteração no gene ABCC6, localizado no braço curto do cromossomo 16, cuja disfunção causada resulta em distúrbio da mineralização do tecido conjuntivo, com degeneração de fibras elásticas e acúmulo de cálcio nos tecidos. As alterações podem ser identificadas no globo ocular, pele e sistema cardiovascular. O exame minucioso é fundamental para se estabelecer o diagnóstico correto do paciente.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN