Sessão de Relato de Caso


Código

TL08

Área Técnica

Lente de Contato

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Fundação Leiria de Andrade

Autores

  • RENAN LEMOS RIBEIRO RÊGO (Interesse Comercial: NÃO)
  • Lucas Parente de andrade (Interesse Comercial: NÃO)
  • Marilia de Freitas Chaves (Interesse Comercial: NÃO)
  • Germano Leitao de Andrade (Interesse Comercial: NÃO)
  • Lucas dos Santos Cavalcante (Interesse Comercial: NÃO)
  • Maria de Fatima Monteiro de Castro (Interesse Comercial: NÃO)

Título

PERFIL DOS USUARIOS DE LENTES DE CONTATO EM UM CAMPUS UNIVERSITARIO DOS CURSOS DA AREA DE SAUDE

Objetivo

Avaliar e analisar o perfil dos usuários de lentes de contato entre os estudantes da área de saúde do Centro Universitário Christus – Unichristus (CE), quanto à ametropia, tempo de uso, consultas de rotina, à aquisição, aos cuidados e às complicações

Método

Aplicação de questionário aos alunos da área da saúde do Centro Universitário Christus – Unichristus (CE), caracterizando um estudo analítico transversal.

Resultado

Foram respondidos 115 questionários. Destes, 113 foram estudantes de medicina entre o 1º e o 8º semestre e 2 foram professores de medicina do corpo docente. A ametropia mais frequente foi miopia (55,6%), consultas oftalmológicas em intervalos anuais foram relatadas em 84,3% dos casos. A maioria fazia uso das lentes de contato entre 2 e 6 anos (60,8%) e o principal motivo foi a estética (87,8%). Muitos relataram já terem dormido com suas lentes (74,7%). A maioria das lentes foram obtidas em consultórios oftalmológicos (82,6%). Dos entrevistados, 68,6% não souberam informar o tipo da lente de contato, dos que souberam informar 34,7% relataram usar a de Hidrogel. Complicações estiveram presentes em 77% dos casos, a principal complicação foi olho vermelho (44,3%). Em relação a higiene das mãos, 60,8% realizam a lavagem antes e após colocar as lentes e apenas 76,5% deste valor são os que realizam a higiene das mãos com água e sabão. Muitos não respeitavam a troca programa e esperavam apresentar incômodos ou efeitos colaterais para realizar a troca (33%).

Conclusão

A rotina de hábitos para manter a adequada higiene das lentes de contato é difícil até mesmo para uma população bem instruída. Apesar de lentes de contato trazerem bons resultados estéticos, lentes não são práticas e são passiveis de complicações no longo prazo se não houver adequado cuidado. A correta higiene e instrução do paciente podem diminuir bastante a taxa de complicações.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN