Código
RC186
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF)
Autores
- LARA MARQUES BARRETO (Interesse Comercial: NÃO)
- Melina Gontijo Costa Oliveira (Interesse Comercial: NÃO)
Título
OCLUSAO BILATERAL E SIMULTANEA DE VEIA CENTRAL DA RETINA APOS INFECÇAO POR COVID-19: UM RELATO DE CASO.
Objetivo
Relatar um caso de oclusão bilateral de ramos da veia central da retina (ORVCR) em um paciente com diagnóstico recente de COVID-19.
Relato do Caso
Um homem de 68 anos, com diagnóstico de COVID-19 com sintomas leves, evoluiu com quadro de baixa acuidade visual (AV) em ambos os olhos (AO) após 45 dias da doença. Procurou assistência em serviço privado onde teve o diagnóstico de trombose venosa retiniana em ramo superior de olho direito (OD) e inferior em olho esquerdo (OE) e foi submetido a duas injeções intravítrea de Bevacizumab devido ao edema macular evidenciado na tomografia de coerência óptica (OCT). Após dois meses foi encaminhado ao serviço público onde apresentou ao exame: AV de OD 20/70 e OE 20/40, biomicroscopia de AO sem alterações, tonometria de AO 16mmHg, à fundoscopia apresentava hemorragias em todo quadrante superior, ausência de exsudatos em OD e no OE observou hemorragias inferior e temporal, em menor quantidade que no OD, e retina aplicada em AO. A OCT mostrou ausência de edema macular em AO. Trouxe exames prévios de retinografia e angiofluoresceinografia que confirmaram a ORVCR em AO, com áreas isquêmicas e acometimento foveal. Realizado sessão de laser argônio em AO devido a áreas de isquemia, não indicado novas injeções e encaminhado para avaliação cardiológica.
Conclusão
A pandemia do COVID-19, doença causa pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), resultou em um grande número de pacientes infectados. A incidência de eventos tromboembólicos venosos é cerca de 25% dos pacientes hospitalizados e pode afetar vários órgãos, dentre eles, a circulação retiniana é um alvo potencial. A coagulopatia, de acordo com dados de Wuhan, é o resultado da resposta inflamatória à infecção por Sars-Cov-2 que resulta em tromboinflamação e trombose. Muito ainda se desconhece sobre o vírus e suas complicações, incluindo as manifestações oculares. O nosso relato de caso nos permitirá ampliar os conhecimentos de suas complicações que podem afetar consideravelmente a visão.