Sessão de Relato de Caso


Código

RC031

Área Técnica

Doenças Sistêmicas

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Autores

  • JESSICA GALVAN (Interesse Comercial: NÃO)
  • LUIZA BIRCK KLEIN (Interesse Comercial: NÃO)

Título

MANIFESTAÇOES OCULARES NA SINDROME DE SWEET (DERMATOSE NEUTROFILICA FEBRIL AGUDA): RELATO DE CASO

Objetivo

A síndrome de Sweet é uma doença rara, caracterizada por lesões cutâneas nodulares acompanhadas de febre, neutrofilia e infiltrado neutrofílico na derme. A inflamação ocular ocorre em cerca de um terço dos pacientes, incluindo conjuntivite, episclerite, esclerite, irite e coroidite, entre outras formas. Descrever um caso de Síndrome de Sweet com manifestações oculares em uma paciente com doença inflamatória intestinal.

Relato do Caso

Mulher, 51 anos, procurou a emergência em novembro de 2020 por queixa de diarreia muco sanguinolenta, lesões na pele, secreção ocular e febre há 13 dias. Paciente com diagnóstico de retocolite ulcerativa, há 5 anos sem tratamento. Ao exame clínico, apresentava placas eritematovioláceas dolorosas em tronco, membros e face com superfície irregular e centro de aspecto necrótico com presença de exsudato purulento. Ao exame oftalmológico, apresentava acuidade visual de 20/20 em ambos os olhos, edema palpebral, lesões ulceradas em rebordo palpebral associadas a grande quantidade de secreção purulenta e membranas conjuntivais aderidas bilateralmente. Exame anatomopatológico de pele mostrou infiltrado inflamatório difuso em derme superficial e profunda, favorecendo diagnóstico de Síndrome de Sweet. Paciente recebeu tratamento sistêmico com Oxacilina 2g 6 vezes ao dia por 10 dias e Hidrocortisona 100mg 3 vezes ao dia por 7 dias, após, foi iniciado Prednisona 80mg com redução gradual a cada 5 dias até suspensão. Como tratamento oftalmológico, foi realizado higiene palpebral e remoção de membranas conjuntivais diariamente, além do uso de colírio combinado (Gatifloxacino 0,3% + Prednisolona 1%) 4x ao dia por 7 dias. Paciente evoluiu com melhora do quadro, atualmente usando Mesalazina 4g/dia e mantendo seguimento com equipes de gastroenterologia e dermatologia.

Conclusão

A síndrome de Sweet deve ser incluída no diagnóstico diferencial de pacientes com inflamação ocular associada a dermatite e febre, especialmente aqueles sob investigação de malignidade, infecção ou doença inflamatória. O prognóstico geral do paciente depende da causa subjacente.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN