Sessão de Relato de Caso


Código

RC013

Área Técnica

Córnea

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Centro Especializado Oftalmológico Queiroz

Autores

  • JOSÉ SEABRA ALVES NETO (Interesse Comercial: NÃO)
  • Talita Saraiva Bonfim do Nascimento (Interesse Comercial: NÃO)
  • Leandro Brito Farias Botelho e Silva (Interesse Comercial: NÃO)

Título

CERATITE INFECCIOSA COM INTOXICAÇAO ENDOTELIAL APOS FERROADA DE ABELHA DOCUMENTADA POR OCT DE SEGMENTO ANTERIOR – RELATO DE CASO

Objetivo

Relatar um caso com desfecho favorável de uma lesão corneana após ferroada de abelha e documentar a evolução por Tomografia de Coerência Óptica (OCT) de segmento anterior.

Relato do Caso

Paciente, 26 anos, masculino, natural de Condeúba-BA, atendido em um centro oftalmológico do sudoeste baiano 24 horas após ferroada de abelha em olho direito (OD). À admissão: acuidade visual (AV) de conta dedos à um metro em OD e 20/20 em olho esquerdo (OE). Na biomicroscopia do OD observou-se edema palpebral, hiperemia conjuntival 2+, localizado ferrão da abelha com transfixação total das camadas corneanas, fluoresceína positiva 1mm subjacente ao ponto de entrada sem sinais de necrose e edema difuso estromal 2+ com dobras na Descemet. Olho esquerdo sem alterações. Na OCT de segmento anterior do OD foi possível visualizar descompensação corneana com edema estromal e desorganização estrutural do endotélio. Foi levantada a hipótese de Ceratite infecciosa com disfunção endotelial por intoxicação. A remoção do ferrão e lavagem para remoção do veneno foram feitas via câmara anterior sob sedação. No pós-operatório foram prescritos os colírios de Moxifloxacino, Hialuronato de Sódio, Atropina e Prednisolona, além de corticoide sistêmico. Paciente evoluiu no décimo quinto dia de pós-operatório com melhora significativa da acuidade visual (20/30 em OD), regressão do edema e reacomodação endotelial. Paciente mantém acompanhamento oftalmológico e encontra-se assintomático.

Conclusão

A picada de insetos da classe hymenoptera na região ocular pode causar graves complicações. A abordagem precoce com remoção do ferrão e lavagem da câmara anterior colaboram para um desfecho favorável em alguns casos. A OCT de segmento anterior é indicada para diagnóstico, auxilia a escolha da melhor abordagem terapêutica, além de ser usada no acompanhamento do paciente nessas situações.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN