Código
RC072
Área Técnica
Neuroftalmologia
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital de Olhos de Feira de Santana (CLIHON)
Autores
- GABRIELA LEITE PINTO (Interesse Comercial: NÃO)
- HERMELINO LOPES DE OLIVEIRA NETO (Interesse Comercial: NÃO)
- CAMILA LISANDRA DANTAS DE AMORIM (Interesse Comercial: NÃO)
Título
HIPERTENSAO INTRACRANIANA EM PACIENTE COM LUPUS ERITEMATOSO SISTEMICO (LES): UM RELATO DE CASO
Objetivo
RELATAR O CASO DE UMA PACIENTE COM LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO (LES) APRESENTANDO HIPERTENSÃO INTRACRANIANA (HI), ATENDIDA NO SERVIÇO DE RESIDENCIA MÉDICA EM OFTALMOLOGIA EM FEIRA DE SANTANA – BAHIA.
Relato do Caso
PACIENTE DO SEXO FEMININO, 18 ANOS, COM DIAGNÓSTICO DE LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO, ATENDIDA EM CONSULTA OFTALMOLÓGICA DE ROTINA, SEM RELATO DE BAIXA DE ACUIDADE VISUAL OU DEMAIS QUEIXAS. AO EXAME, APRESENTAVA ACUIDADE VISUAL COM CORREÇÃO DE 20/20 EM AMBOS OS OLHOS. BIOMICROSCOPIA E PRESSÃO INTRAOCULAR NORMAIS. A FUNDOSCOPIA REVELOU PRESENÇA DE PAPILEDEMA ASSOCIADO A TORTUOSIDADE VASCULAR ACENTUADA BILATERALMENTE. A PACIENTE NÃO APRESENTAVA SINAIS NEUROLÓGICOS FOCAIS. EXAMES LABORATORIAIS DESCARTARAM ETIOLOGIA INFECCIOSA E OS TÍTULOS DE ANTICORPOS ESPECÍFICOS REFORÇAVAM O DIAGNÓSTICO DE LÚPUS COM ACOMETIMENTO EM MÚLTIPLOS ÓRGÃOS. OS EXAMES DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO CRÂNIO E ANGIO- TC FORAM NORMAIS. A PACIENTE FOI ENCAMINHADA PARA REALIZAÇÃO DE PUNÇÃO LOMBAR, CUJA PRESSÃO DE ABERTURA ESTAVA ELEVADA (38 CM H2O). PARÂMETROS BIOQUÍMICOS E CITOLÓGICOS DO LÍQUOR NORMAIS. INTRODUZIU-SE PULSOTERAPIA COM METILPREDNISOLONA NA DOSE DE 1G/DIA DURANTE 3 DIAS. O PAPILEDEMA ENTROU EM FASE DE REGRESSÃO E A PACIENTE EVOLUIU DE MANEIRA SATISFATÓRIA.
Conclusão
A HIPERTENSÃO INTRACRANIANA SIMULANDO UM PSEUDOTUMOR CEREBRAL ESTÁ INCLUÍDA ENTRE AS MANIFESTAÇÕES NEUROLÓGICAS RARAS DO LES. MULHERES JOVENS, COM A DOENÇA ATIVA, FORMAS SEVERAS DE LESÕES RENAIS, HISTÓRIA PASSADA DE TROMBOSE VENOSA OU ARTERIAL E EVIDÊNCIAS LABORATORIAIS DE ATIVIDADE PRÓ-COAGULANTE, APRESENTAM MAIOR RISCO DE DESENVOLVER HIPERTENSÃO INTRACRANIANA. É PRECISO AFASTAR TAMBÉM ANOMALIAS ESTRUTURAIS DO CÉREBRO OU LCR. A MAIORIA DOS PACIENTES RESPONDE COM SUCESSO AO USO DE CORTICOESTEROIDES, O QUE CONTRASTA COM O MANEJO DO PSEUDOTUMOR CEREBRAL NÃO RELACIONADO AO LES, UMA VEZ QUE A ACETAZOLAMIDA É A OPÇÃO DE PRIMEIRA LINHA NESSES CASOS.