Sessão de Relato de Caso


Código

TL01

Área Técnica

Catarata

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Instituto e Hospital Oftalmológico de Anápolis

Autores

  • DANIELA CRISTINA SCHROFF MACHADO (Interesse Comercial: NÃO)
  • RAIANE CRISTINA FERREIRA CASTRO (Interesse Comercial: NÃO)
  • SARAH GONÇALVES DA CRUZ (Interesse Comercial: NÃO)
  • ANA CAROLINA POLONIATO BRITO (Interesse Comercial: NÃO)
  • RAFAEL DA SILVA VIEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
  • CAROLINE ALENCAR DE ALMEIDA RAMOS (Interesse Comercial: NÃO)

Título

O IMPACTO DA COVID-19 NO NUMERO DE CIRURGIAS DE CATARATA REALIZADAS NO BRASIL

Objetivo

Descrever e analisar o impacto da pandemia pelo novo coronavírus no número de cirurgias de catarata realizadas no Brasil.

Método

Trata-se de um estudo epidemiológico quantitativo descritivo com coleta de dados no Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS). A amostra foi constituída por todos os casos de cirurgias de catarata (facectomia sem e com o implante de lente intraocular, facoemulsificação com implante de lente intra-ocular rígida e dobrável e cirurgia de catarata congênita) registrados durante os anos de 2016 a 2020 nas cinco regiões brasileiras.

Resultado

Contabilizou-se 46.800 cirurgias em 2016, 51.516 em 2017, 62.831 em 2018, 62.621 em 2019 e 32.489 em 2020 em todo o país. O maior volume dos procedimentos localizou-se na região Sudeste, entre 60 a 66%, enquanto no Norte o registro foi menor, cerca de 1 a 3%.

Conclusão

Notou-se uma ascendência no número total de cirurgias realizadas entre os anos de 2016 a 2019, resultado da crescente difusão das técnicas cirúrgicas e da acessibilidade aos procedimentos pelos usuários do SUS. Em 2020, no entanto, observou-se um declínio expressivo desses valores, aproximadamente 48.10% em comparação a 2019, consequência da suspensão das cirurgias eletivas na maioria das regiões brasileiras devido à pandemia de COVID-19. Verificou-se que em todos os anos, a prevalência do procedimento é maior na região Sudeste e bastante reduzido na região Norte, reforçando os estigmas das disparidades sociais e econômicas do país. Sendo a catarata a principal causa de cegueira reversível no mundo, a interrupção das cirurgias durante a pandemia impacta de maneira direta e negativa nos diversos âmbitos de vida do brasileiro, tanto pessoal quanto profissional, devendo ser necessária uma estratégia de política pública eficaz no período pós-pandemia que compense tais prejuízos.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN