Código
RC210
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Fundação de Ciência e Pesquisa Maria Ione Xerez Vasconcelos (FUNCIPE)
Autores
- JOAO AURELIO DE SOUSA NETO (Interesse Comercial: NÃO)
- Luiz Enrique D’Almeida Santos Ysla (Interesse Comercial: NÃO)
- Jailton Vieira Silva (Interesse Comercial: NÃO)
Título
Sínquises cintilantes em câmara anterior: um relato de caso.
Objetivo
Relatar um caso de sínquises cintilantes em câmara anterior, de um paciente de meia-idade, relacionado a descolamento de retina.
Relato do Caso
Paciente do sexo masculino, 50 anos, compareceu a unidade de urgência da FUNCIPE com queixa de dor e baixa acuidade visual em olho direito (OD), há uma semana. Refere facoemulsificação há 5 anos, sem outras cirurgias prévias. A acompanhante quem referiu que o olho do paciente “ficando branco" há 4 dias. O exame evidenciou, em OD, leve hiperemia conjuntival, câmara anterior com conteúdo cristalino, cujo aspecto lembrava sínquises cintilantes. Olho esquerdo (OE) sem alterações. Acuidade visual corrigida em OD foi menor que 20/400, e em OE, 20/20. Fundo de olho impraticável em OD e sem alterações em OE. A investigação com ultrassonografia mostrou ecos hiperrefringentes na cavidade vítrea de OD, sem outras alterações. Diante do diagnóstico de sínquises cintilantes, associado à baixa de acuidade visual, o paciente foi referenciado ao setor de Retina para conduta especializada, onde então foi indicada a vitrectomia. Paciente realizou a cirurgia e evoluiu bem, com melhora da acuidade visual e sem outras complicações.
Conclusão
A deposição de cristais de colesterol no olho é um processo degenerativo, conhecido como sínquise cintilante. Os cristais podem estar localizados mais comumente no vítreo, sendo a localização em câmara anterior um achado incomum. Seu aparecimento pode estar relacionado a trauma severo, catarata de longa duração, inflamação intraocular, descolamento de retina, glaucoma secundário, uveítes, neoplasias e vasculopatias. As opções para o tratamento dessa condição são limitadas e tem como alvo a causa subjacente ou os sintomas relacionados.