Sessão de Relato de Caso


Código

P40

Área Técnica

Prevenção de Cegueira

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte - (UFRN)
  • Secundaria: Universidade Potiguar- (UNP)

Autores

  • FLAVIA PELINSARI LANA (Interesse Comercial: NÃO)
  • Silvan Ferreira Silva Junior (Interesse Comercial: NÃO)
  • Alexandre Henrique Bezerra Gomes (Interesse Comercial: NÃO)
  • Paulo Schor (Interesse Comercial: NÃO)
  • Francisco Irochima Pinheiro (Interesse Comercial: NÃO)

Título

VISION HAIR SCREENING – uma nova ferramenta no combate à cegueira

Objetivo

Objetivo: Criar e desenvolver um método de triagem simples, prático, barato, com alta acessibilidade e capilaridade para detectar baixa da AV em pessoas de todas as faixas etárias e independente do nível de escolaridade, de forma perene e contínua, utilizando o reflexo de espelhos de salões de beleza, barbearias e academias de ginástica.

Método

Método: A primeira fase consistiu na ideação utilizando a TRIZ (Teoria da Resolução dos Problemas Inventivos) para chegar a uma ferramenta inovadora. Na segunda fase, foi criada uma calculadora para ajustar de forma automática o tamanho dos optotipos das tabelas de acordo com as diversas distâncias entre os olhos do paciente examinado e a tabela afixada na parede oposta ao espelho. Na terceira fase, foi desenvolvido um site (www.vhscreening.com) e um QR code com acesso livre e gratuito dotado de tutorial para impressão das tabelas (letras, “E”, números e símbolos), orientações referentes às condições ideais do ambiente para o teste, fixação da tabela, teste da AV pelo próprio cliente e interpretação do resultado.

Resultado

Resultados: Foi criado e garantido o direito da propriedade intelectual de um novo método de aferição da AV utilizando espelhos para o rastreamento de pacientes com baixa da AV, visando o combate à cegueira de forma universal e de baixo custo.

Conclusão

Conclusão: Os autores disponibilizaram de forma gratuita uma nova ferramenta para triagem da AV para ser utilizada de forma contínua em todos os salões de beleza, barbearias e academias de ginástica. Os autores ainda destacam que renunciam a todos os direitos autorais, disponibilizando a ferramenta para ser utilizada como plataforma de combate à cegueira pelas entidades de classe da oftalmologia brasileira em prol da saúde ocular.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN