Sessão de Relato de Caso


Código

RC125

Área Técnica

Oculoplástica

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROFESSOR EDIGAR SANTOS

Autores

  • ARTHUR COSTA SANTOS (Interesse Comercial: NÃO)
  • GILNYANNE SILVA MEDEIROS (Interesse Comercial: NÃO)
  • MARILUZE MARIA DOS SANTOS SARDINHA (Interesse Comercial: NÃO)

Título

ABSCESSO ORBITARIO POR FUNGO EM PACIENTE COM IMUNODEFICIENCIA PRIMARIA

Objetivo

Objetivo: Relatar o caso de um lactente com celulite e abscesso orbitário causado por fungos e associado a imunodeficiência primária.

Relato do Caso

Paciente masculino, 2 meses, com quadro de edema em pálpebras à direita e febre. Diagnosticado em serviço externo com abscesso orbitário e palpebral, submetido a duas drenagens palpebrais e antibioticoterapia. Após 8 dias, veio transferido para o Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES) para investigação diagnóstica devido piora do quadro. Realizou tomografia computadorizada de órbitas com sinais de celulite pré e pós septal extraconal, abscessos palpebrais, obliteração do seio etmoidal e lesão da lâmina papirácea. Iniciada antibioticoterapia com Oxacilina, Ceftriaxone e Clindamicina, realizada nova abordagem cirúrgica pela otorrinolaringologia e oftalmologia para drenagem e coleta de material para cultura (positiva para Staphylococcus aureus e Candida sp). Iniciado Fluconazol, com melhora clínica importante. Na investigação para imunodeficiência primária foi encontrado hipogamaglobulinemia (IgG

Conclusão

A hipogamaglobulinemia fisiológica ocorre entre 3-6 meses e está associada à queda das imunoglobulinas maternas, já a hipogamaglobulinemia transitória da infância é caracterizada por acentuada e prolongada hipogamaglobulinemia e deve ser aventada na presença de imunodeficiência humoral em lactentes que cursam com infecções recorrentes. Mais comum no sexo masculino, prematuros e presente até os 2 anos. Quando o quadro de imunodeficiência persiste após os 2 anos deve-se investigar a imunodeficiência primária inata tipo doença granulomatosa crônica.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transportadora Terrestre Oficial

Transportadora Terrestre Oficial

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Novartis Alcon

Patrocinador Rubi

Essilor
Genom
Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

Latinofarma
Zeiss

63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

4 a 7 de setembro de 2019 | Windsor Convention & Expo Center Barra da Tijuca | Rio de Janeiro | RJ | Brasil

ANVISA: 25352012367201880