Entre palmeiras, lago e vegetação de restinga, o parque forma um cenário bucólico, fazendo um convite ao relaxamento no centro da Barra da Tijuca. As alamedas arborizadas são ótimas para corridas e caminhadas. As grandes áreas gramadas são ideais para fazer piqueniques e praticar atividades recreativas. O bosque dispõe também de estacionamento, brinquedos e equipamentos de ginástica. Foto: Fernanda Micheli.
Av. das Américas, 4666 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22640-102
A Cidade das Artes inaugurou um novo tempo na vida cultural do Rio de Janeiro. O prédio escultural erguido a dez metros do chão, no coração da Barra da Tijuca, abriga um dos mais importantes e completos espaços para a representação das artes. Música, teatro, cinema, dança, artes plásticas, e outras manifestações artísticas brasileiras e de todos os povos, têm acolhida de excelência que transformou o lugar em um grande centro de valorização da cultura, com solo fértil para a formação de plateia. Foto: Nelson Kon.
Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22793-080
Uma lista de passeios turísticos do Rio de Janeiro não estaria completa sem o Cristo, eleito em 2007 uma das Sete Maravilhas do Mundo pela instituição Suíça New 7 Wonders Foundation.
O monumento está localizado no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca, com vista para a maior parte da cidade do Rio. Éacessível via trem, van ou carro.
Parque Nacional da Tijuca - Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro - RJ
Como chegar Facebook Site Vá de trem
A Escadaria Selarón é uma obra arquitetônica localizada entre os bairros de Santa Teresa e Lapa, no Rio de Janeiro, Brasil, decorada pelo artista chileno radicado no Brasil de longa data, Jorge Selarón, que declarou-a como uma "homenagem ao povo brasileiro".
R. Joaquim Silva, S/N - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20241-110
Todo primeiro sábado do mês, das 10h às 18h, a Rua do Lavradio recebe a Feira do Rio Antigo. A rua centenária, que abriga casarões históricos, bares, antiquários e casas de shows, oferece uma programação descontraída para quem quer conhecer a história da cidade e se divertir sem gastar nada. O evento, apesar de gratuito, funciona como uma ode à compras. Centenas de barracas oferecem produtos diversos, de móveis a roupas, e acessórios a objetos de decoração. Sair de lá de mãos vazias é quase impossível. Foto: Nelson Porto.
Rua do Lavradio, 28 - Centro - Rio de Janeiro
"A Ilha de Paquetá da Barra" Desconhecida da maioria dos cariocas, talvez por estar escondida dos grandes prédios da Barra da Tijuca, a Ilha da Gigoia oferece um ambiente pacato e bucólico, que contrasta com a agitação do restante do bairro. A ilha é pequena e é possível cruzá-la em uma caminhada de 20 minutos. O acesso à ilha é feito por barcos e pequenas balsas. Para chegar na ilha é preciso pegar um barco. Para pegá-lo, basta dirigir-se para a ruazinha que fica entre a Unimed e o Shopping Barra Point (Av. Lombardi entre o número 350 e 400). Quem vem de carro pode estacionar no Barra Point. Haverá um pequeno deck onde você encontrará pequenas chalanas para fazer a travessia. Foto: Diego Paravelli.
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
O futebol chegou ao Brasil em 1894. Vinte anos depois, a Seleção Brasileira fez sua primeira partida oficial e conquistou seu primeiro troféu, a Copa Roca. Assim, começava a lenda da Seleção mais gloriosa e temida da história, que seria responsável por transformar o futebol em mais que uma paixão nacional – em uma religião. Troféus, fotos, imagens e tecnologia de última geração fazem da visita ao Museu Seleção Brasileira uma experiência surpreendente e interativa. Certeza de emoção sem igual. Foto: Alexandre Macieira. Horário de Funcionamento: Diariamente, das 10 às 18h. Para informações de ingressos, visite o site no link abaixo.
Av. Luís Carlos Prestes, 130 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22775-055
O Museu do Amanhã é um museu de ciências diferente. Um espaço erguido sobre os pilares éticos da Sustentabilidade e Convivência, que explora a época de profundas transformações em que vivemos e os possíveis caminhos para os próximos 50 anos. Horário de Funcionamento: Terça a Domingo, das 10h às 18h (com a última entrada às 17h) Planeje sua visita e adquira seu ingresso online no link abaixo:
Praça Mauá, 1 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20081-240
O Centro Cultural Parque das Ruínas foi a casa da grande mecenas da Belle Époque carioca, Laurinda Santos Lobo. Conhecida como a “marechala da elegância”, Laurinda reunia intelectuais e artistas nas magníficas dependências do palacete, que hoje é um dos mais belos projetos premiados do arquiteto Ernani Freire e casa de trabalhos experimentais de artes plásticas. Imperdível! Aos sábados e domingos, há programação especial para crianças e um farto café da manhã servido pela cafeteria local. Foto: Alexandre Macieira. Horário de Funcionamento: De terça a domingo, das 8h às 17h.
R. Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa, Rio de Janeiro - RJ, 20241-050
Aos pés do Morro do Corcovado, o Parque Lage encanta com seus 52 hectares de puro verde, programas culturais e arte. Originário de um antigo engenho de açúcar, o parque faz parte da memória histórica da cidade. Em 1957, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro.
R. Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico - Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ, 22461-000
O caminho asfaltado – também conhecido como Caminho do Bem-te-vi e Estrada do Costão – tem entrada no final da Praia Vermelha e possui 1,25 Km de extensão. Durante o percurso, o visitante caminha cercado pelo mar de um lado e pelo verde do Morro da Urca do outro, podendo observar árvores nativas como pau-brasil e figueiras. Animais silvestres também podem ser vistos com frequência, como saguis e pássaros Tiê-sangue – ave símbolo da Mata Atlântica. O local é ideal para caminhadas, já que é proibido o uso de bicicletas, skate e patins.
Urca, Rio de Janeiro - RJ, 22290-270
O Real Gabinete Português de Leitura é uma biblioteca e instituição cultural lusófona, tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Entre os cerca de 350 000 volumes, nacionais e estrangeiros, encontram-se obras raras como um exemplar da edição "princeps" de Os Lusíadas de Camões (1572), as Ordenações de D. Manuel (1521), e muitas outras. Em 2014 a biblioteca foi listada em 4ª posição dentre as 20 mais lindas bibliotecas do mundo segundo a revista Time. Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, das 9h às 18h.
R. Luís de Camões, 30 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20051-020
O local foi residência do paisagista Roberto Burle Marx por mais de 20 anos. Lá, você pode conhecer mais sobre a vida e obra do paisagista; e contemplar a arquitetura, o ateliê de pintura, o salão de pedras e suas coleções de plantas. A botânica do sítio também merece admiração – a vegetação nativa reúne espécies de manguezal, restinga e mata atlântica.
Estrada Roberto Burle Marx, 2019 - Barra Guaratiba, Rio de Janeiro - RJ, 23020-255
Um dos mais imponentes e belos prédios do Rio de Janeiro, o Theatro Municipal, inaugurado em 14 de julho de 1909, é considerado a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul. Sua história mistura-se com a trajetória da cultura do País. Ao longo de pouco mais de um século de existência, o Theatro tem recebido os maiores artistas internacionais, assim como os principais nomes brasileiros, da dança, da música e da ópera.
Praça Floriano, S/N - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20031-050
Vista Chinesa Construído no início do século XX em homenagem aos chineses e a importação do cultivo de chá no Brasil, o monumento da Vista Chinesa oferece um amplo panorama repleto de verde da Zona Sul carioca. A trilha tem fácil acesso e é totalmente pavimentada, levando ao mirante numa subida exigente, íngreme, mas que compensa com um dos picos mais bonitos da cidade!
Estr. Dona Castorina, S/N - Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro - RJ, 20531-590
ANVISA: 25352012367201880