Código
P056
Área Técnica
Pesquisa Básica
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Faculdade de Medicina da Fundação Universidade do ABC
- Secundaria: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Autores
- RENATO GALAO CERQUINHO LECA (Interesse Comercial: NÃO)
- Denise FREITAS (Interesse Comercial: NÃO)
- Acacio LIMA (Interesse Comercial: NÃO)
- Rafaela VINCENTIM (Interesse Comercial: NÃO)
- Ana L H LIMA (Interesse Comercial: NÃO)
- Fulvio A SCORZA (Interesse Comercial: NÃO)
- Carla A SCORZA (Interesse Comercial: NÃO)
- Fernando FONSECA (Interesse Comercial: NÃO)
Título
NIVEIS DE VITAMINA D3 EM PLASMA E LAGRIMA EM ATLETAS PRATICANTES DE ATIVIDADES INDOOR E OUTDOOR E AVALIAÇAO DE INEDITO COLIRIO DE VITAMINA D3
Objetivo
Comparar os níveis de vitamina D3 na lágrima e no sangue de adultos jovens saudáveis praticantes de atividade física e avaliar os efeitos da suplementação com colírio de vitamina D3
Método
36 voluntários (19a 27anos) separados em dois grupos: atividades indoor(exposição solar<3h/semana) e outdoor( >7h/semanais). Os níveis de vitamina D3 no sangue (3 ml de sangue venoso) e lágrima (fitas de Schirmer) foram avaliados. Tanto a lágrima quanto o sangue passaram pelo método da eletroquimioluminescência, para avaliar os níveis do metabólito 25 (OH) vitamina D3. Após isso usou-se o colírio de vitamina D3 para avaliar possíveis mudanças nesses níveis.
Resultado
O nível plasmático médio de vitamina D3 do grupo de interior foi de 25,01 ng / ml, enquanto o nível plasmático médio de vitamina D3 do grupo de exterior foi de 35,55 ng / ml (p <0,05). Em todos os 36 participantes, os níveis de vitamina D3 na lágrima foram superiores a 100 ng / ml (o limite máximo do sistema utilizado), bem acima dos níveis plasmáticos nos dois grupos de participantes (p <0,01). Em 6 desses indivíduos, aleatóriamente escolhidos, foi usado o colírio preparado de vitamina D3, no qual cada gota continha 5000UI, sendo instilada 1 gota em cada olho 2 vezes ao dia por 3 semanas para avaliação dos níveis séricos.Observou-se um aumento médio no nível plasmático de 25,18% , variando de 9,2 a 42,8%.
Conclusão
Os níveis lacrimais de vitamina D3 foram significativamente maiores do que os plasmáticos, tanto em atividades físicas internas quanto externas (p <0,01). O colírio foi efetivo e aumentou os níveis séricos da vit D3 em 25,18% , com apenas 3 semanas de uso, comprovando a utilidade da via conjuntival para absorção da vit D3. Ambos os resultados são inéditos na literatura mundial.
ANVISA: 25352012367201880