Código
P053
Área Técnica
Oftalmopediatria
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hupes/UFBA
Autores
- Isabela Costa Guerra Barreto de ALMEIDA (Interesse Comercial: NÃO)
- Gilnyanne Da Silva Medeiros (Interesse Comercial: NÃO)
- Iluska Andrade Agra (Interesse Comercial: NÃO)
Título
perfil clínico-epidemiológico dos pacientes com catarata pediátrica operados em um serviço do estado da Bahia
Objetivo
Determinar o perfil clínico-epidemiológico dos pacientes com catarata pediátrica operados em um serviço de referência do estado da Bahia.
Método
Estudo descritivo retrospectivo através da coleta de dados dos prontuários dos pacientes portadores de catarata pediátrica atendidos no Setor de Oftalmopediatria, Serviço de Oftalmologia, Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (UFBA). Foram incluídos apenas os pacientes submetidos a tratamento cirúrgico, no período de julho de 2017 até março de 2019.
Resultado
Durante esse período foram operados 70 olhos de 42 pacientes, com média de idade de 31,21 meses, 21 meninos e 21 meninas. Em relação a etiologia, 17 casos foram idiopáticas, 3 possuíam história de infecção congênita e 7 história familiar de catarata congênita. Trauma foi a causa de catarata em 3 pacientes. Doze crianças apresentavam alguma doença sistêmica ou sindrômica associada, sendo 9 portadoras de síndrome de Down. A catarata bilateral foi mais prevalente acometendo 28 pacientes (67%) e leucocoria foi a principal queixa inicial, presente em 25 pacientes (60%). Os dois tipos morfológicos de catarata mais comuns foram a total (35,71%) e lamelar (31,42%), respectivamente.
Conclusão
No grupo estudado, a causa mais freqüente de catarata pediátrica foi idiopática. A maioria dos pacientes da amostra apresentava catarata bilateral, do tipo morfológico total e leucocoria foi a queixa clínica mais comum. A associação com síndrome de Down ocorreu em um quinto dos pacientes.
ANVISA: 25352012367201880