Código
RC241
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Autores
- NATHALIA LOHANA CHAVES BARBOSA (Interesse Comercial: NÃO)
- RITA TEREZA CUNHA PAES (Interesse Comercial: NÃO)
- LUCAS EMERY VARGAS COSTA (Interesse Comercial: NÃO)
Título
SINDROME DOS MULTIPLOS PONTOS BRANCOS EVANESCENTES (MEWDS): RELATO DE CASO
Objetivo
Descrever um caso de Síndrome dos Múltiplos Pontos Brancos Evanescentes (MEWDS), apresentando achados retinianos clássicos e alterações transitórias nos exames clínicos e de imagem.
Relato do Caso
Paciente do sexo feminino de 26 anos, sem comorbidades, deu entrada no Pronto Socorro do Hospital de Clínicas da UFTM queixando diminuição súbita da acuidade visual à direita, há 2 dias. Relatou resfriado comum 1 semana antes do início dos sintomas oculares. Apresentou ao exame acuidade visual sem correção (AVSC) de 20/200 no olho direito (OD) e 20/20 no olho esquerdo (OE), à biomicroscopia anterior sem alterações em ambos os olhos (AO), fundoscopia do OD: retina aplicada, vítreo claro, mácula de aspecto granular, lesões hipocrômicas puntiformes distribuídas difusamente no polo posterior; OE sem alterações. A retinografia colorida corroborou os achados da fundoscopia. Angiofluoresceínografia (AGF) do OD: diversas regiões numulares de hiperfluorescência em média periferia e hiperfluorescência por impregnação do disco óptico, OE sem alterações. A Tomografia de Coerência Óptica (OCT) do OD revelou áreas de descontinuidade entre os segmentos interno e externo da camada de fotorreceptores. Exames laboratoriais (incluindo sorologias) sem alterações. Paciente apresentou melhora do quadro chegando AVSC 20/40 e 20/20 com correção após 35 dias do início dos sintomas.
Conclusão
Trata-se de um caso típico de MEWDS, síndrome que tipicamente ocorre em mulheres jovens, precedida por pródromos virais em 25 a 50% dos casos, cuja etiologia não está completamente elucidada. Os principais comemorativos são baixa acuidade visual de início súbito e à fundoscopia presença de múltiplas lesões esbranquiçadas, profundas em polo posterior e uma fina granulação macular. A AGF inicial mostra hiperfluorescência punctata inicial em forma de grinalda, com impregnação tardia. O curso natural geralmente é benigno, com regressão espontânea das lesões e melhora da acuidade visual. Apesar do caso clínico exposto ser típico, sabe-se que existe um amplo espectro de apresentações clínicas de MEWDS.
ANVISA: 25352012367201880