Código
P002
Área Técnica
Banco de Olhos
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital Oftalmológico de Sorocaba
Autores
- ADRIANA DOS SANTOS FORSETO (Interesse Comercial: NÃO)
- Nicolas Cesario Pereira (Interesse Comercial: NÃO)
- Edil Vidal de Souza (Interesse Comercial: NÃO)
- Hudson Vergennes da Silva (Interesse Comercial: NÃO)
- Aline Moriyama (Interesse Comercial: NÃO)
Título
VALIDAÇAO DE UM APLICATIVO PARA CAPTAÇAO DE CORNEAS
Objetivo
Validar o uso de um aplicativo que permite o registro e monitoramento em tempo real do processo de captação de córneas
Método
Dados referentes à notificação de óbito de potenciais doadores de córnea, informações do óbito, entrevista familiar, avaliação social, autorização, avaliação do corpo (com documentação fotográfica pré e pós captação), procedimento de retirada e registro de doação são inseridos em tempo real em um aplicativo especialmente desenvolvido para o banco de olhos, com barreiras impeditivas ao prosseguimento do processo em casos de contra-indicação.
Resultado
Entre os dias 11 de fevereiro e 01 de abril de 2019, durante implementação do aplicativo em uma das equipes do Banco de Olhos de Sorocaba, 12 técnicos previamente capacitados cadastraram 542 processos de óbitos, dentre os quais 88 (16,2%) evoluíram para doação efetiva. Os principais motivos de encerramento do processo (não doação) foram: causa morte (127 ou 27,9%), idade (131 ou 28,8%), tempo expirado (77 ou 16,9%) e objeção familiar (35 ou 7,7%). Hemodiluição foi fator impeditivo em 2 casos (0,4%) (fig1). A idade média dos doadores foi 59±23 anos, sendo a maioria do sexo masculino (50 ou 56,8%). As principais causas morte foram insuficiência respiratória, infarto agudo do miocárdio, AVC e politraumatismo. Quarenta e uma famílias (46,6%) autorizaram a captação tanto para fins de transplante quanto científicos. Registro fotográfico de tatuagens e/ou maquiagem definitiva foi obtido em 3 casos (3,4%), permitindo análise posterior pela diretoria médica quanto à viabilidade do doador (fig2). Hemorragia foi reportada em 13 captações (14,7%).
Conclusão
O aplicativo mostrou-se viável, com recursos de documentação e barreiras digitais que asseguram maior segurança e qualidade nos processos da doação, facilitação de monitoramento da equipe técnica e intercâmbio de informações entre os profissionais envolvidos. Além disso, a extração de dados e relatórios permite análise detalhada de todo o processo, otimizando a gestão estratégica e credibilidade do processo.
ANVISA: 25352012367201880