Código
RC244
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital São Julião
Autores
- LUCAS DOURADO PANCINI (Interesse Comercial: NÃO)
- Marco Bonini Filho (Interesse Comercial: NÃO)
Título
TRATAMENTO CIRURGICO DE HAMARTOMA COMBINADO DA RETINA E EPITELIO PIGMENTADO DA RETINA: RELATO DE CASO
Objetivo
Este relato tem como objetivo apresentar o pré e seguimento pós-operatório (PO) tardio de caso de hamartoma combinado da retina e do epitélio pigmentado da retina (HCREPR)
Relato do Caso
Paciente feminino, 17 anos, com queixa de metamorfopsias em olho Esquerdo (OE), há 2 anos. Ao exame oftalmológico apresentava acuidade visual (AV), com a melhor correção, de 20/20 em olho Direito (OD) e 20/60 em OE. Segmento anterior sem particularidades em ambos olhos (AO). Exame do segmento posterior em OE, com lesão circular de 01 diâmetro de disco, envolvendo a fóvea, com elevação, associado a espessamento hialoideo e membrana epirretiniana (MER), com tração vascular. Pressão intraocular era de 13 e 12 mmHg. Angiofluoresceinografia de OE mostrou ligeiro bloqueio de fluorescência coroideana às margens da lesão e mínimo vazamento de contraste em fases tardias. Tomografia de coerência óptica (TCO) de OE mostrou lesão associada a fluido intrarretiniano, espessamento hialoideo com tração vítreomacular (TVM) e MER; com múltiplas elevações irregulares em superfície anterior da retina, padrão “sawtoothing”, conhecida como “mini-peaks” e também desorganização das múltiplas camadas retinianas, os “maxi-peaks”. Paciente foi observada por 6 meses. Nesse período referiu piora adicional da visão, com piora da tração ao exame. A AV manteve-se. Procedeu-se a realização de vitrectomia via pars plana, com remoção de TVM, MER e peeling de membrana limitante interna (MLI), com sucesso. TCO de OE da 18 semana de PO mostrou ausência de TVM e diminuição da espessura e irregularidade retiniana. AV do OE aumentou para 20/40. No seguimento de 5 anos de PO paciente manteve AV e anatomia retiniana, sem recorrência de MER. Não houve desenvolvimento de catarata no mesmo olho. AV manteve-se.
Conclusão
Devido fatores como ambliopia e recorrência PO da MER, a abordagem cirúrgica para casos de HCREPR associados a MER ainda é motivo de debate. Entretanto, ao contrário de séries de casos da atualidade, não houve recorrência de MER em 5 anos de PO, sugere-se tal fato devido a remoção intraoperatória da MLI.
ANVISA: 25352012367201880