Código
RC208
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital Universitario Evangelico Mackenzie de Curitiba
Autores
- SIMONE JESSICA SOUZA MALDONADO (Interesse Comercial: NÃO)
- Sylvia Magaly Fretes Sandoval (Interesse Comercial: NÃO)
- Marcelo Luiz Gehlen (Interesse Comercial: NÃO)
Título
NECROSE AGUDA DE RETINA ABRINDO QUADRO COMO CRISE DE GLAUCOMA AGUDO
Objetivo
Demonstrar a importância de uma adequada anamnese e avaliação clínica, associado a um correto uso de exames complementares em casos comuns do dia a dia do médico oftalmologista.
Relato do Caso
Paciente, feminina de 57 anos, procura o pronto socorro da oftalmologia do Hospital Universitário Mackenzie com queixa de dor ocular, hiperemia e baixa da acuidade visual a direita há 1 dia, negava queixas no olho contralateral. Comorbidades associadas de interesse, crises previas de aftas bucais. Ao exame apresentava, hiperemia conjuntival, pupila midriática não reagente, edema de córnea, sem reação de câmara anterior e câmara ampla. Fundoscopia sem particularidades. Acuidade visual diminuída e pressão intraocular elevada no olho afetado, fechando quadro de crise de glaucoma agudo, o qual foi parcialmente controlado com tratamento direcionado para essa patologia. No quarto dia apresentou reação de câmara anterior, com demais alterações mantidas, sendo realizado triagem de doenças infecciosas e reumatológicas. No sétimo dia, manifestou piora clínica importante e fundoscopia apresentando necrose aguda de retina (Fig. 1 e 2.) Laboratoriais revelaram sorologia IgG positiva para herpes vírus tipo 1 e 2. Fechando o diagnostico de panuveite com necrose aguda de retina devida ao VHS 1-2.
Conclusão
Com a apresentação deste caso conclui-se que, a necrose aguda de retina representa uma emergência oftalmológica, devido ao curso rapidamente progressivo, ressaltando a importância do diagnostico e tratamento precoce para a preservação da melhor acuidade visual possível e também assim evitar novas recidivas e crises no olho contralateral. Devido ao comportamento geralmente agressivo é importante estar ciente das prováveis complicações posteriores como descolamento de retina e perda visual irreversível, os quais geralmente podem acontecer mesmo utilizando os tratamentos padrões estabelecidos.
ANVISA: 25352012367201880