Código
P022
Área Técnica
Educação Médica
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade de Fortaleza
Autores
- BARBARA CARNEIRO DE HOLANDA (Interesse Comercial: NÃO)
- Jailton Vieira Silva (Interesse Comercial: NÃO)
- Paulo Victor Mendonça de Oliveira (Interesse Comercial: NÃO)
- Guilherme Lopes Pereira (Interesse Comercial: NÃO)
- João Victor Farias Mota (Interesse Comercial: NÃO)
- Maria Clara Correia Fortes (Interesse Comercial: NÃO)
- Adah Sophia Rodrigues Vieira (Interesse Comercial: NÃO)
Título
Percepções sobre o ensino da Oftalmologia na graduação
Objetivo
Avaliar a percepção do ensino da oftalmologia na graduação médica pela perspectiva discente em escolas médicas do Ceará.
Método
Estudo descritivo e transversal que foi realizado com estudantes das faculdades de medicina da capital do Ceará, tanto públicas quanto privadas. O instrumento de avaliação utilizado na pesquisa foi um questionário online, criado pela ferramente Google Forms, contendo perguntas objetivas acerca do tema abordado. Acadêmicos do 5° ao 8° semestre do curso foram solicitados a preencher o formulário, sendo mantido o anonimato e o caráter voluntário dos entrevistados pela pesquisa.
Resultado
Foram obtidas 204 respostas, sendo 56% mulheres, com idade média de 21 anos; a maioria das respostas (64%) veio de alunos de instituição privada; relativo ao semestre, a maioria veio de alunos do 5o e 6o semestres, que parecem ter maior interesse em temas clínicos. 96% consideraram que a oftalmologia deve ser ensinada dentro da grade curricular e 51% acreditam que deve ser ministrada entre o 5°e 6° semestres. Sobre o formato da disciplina, 90% optou pelo formato prático-teórico, aulas práticas em ambulatórios. Em relação à duração mínima do módulo, 60% concordou que deveria ser de 4 semanas. De maneira bem interessante, 76% dos alunos afirmou que já vivenciou situações de necessidade de conhecimento oftalmológico.
Conclusão
Na visão do aluno, o ensino da oftalmologia no período da graduação é essencial e importante. Uma abordagem teórico-prática com pacientes reais seria a melhor estratégia, devendo a oferta dessa disciplina ser feita no início do ciclo clínico, onde os conhecimentos adquiridos na área poderiam ser vivenciados e aplicados. Além disso há vivência de situações por parte dos alunos onde o conhecimento em oftalmologia se fez necessário, demonstrando a importância da área para a formação do médico generalista, habilitando-o ao exercício seguro da medicina.
ANVISA: 25352012367201880