Código
P044
Área Técnica
Glaucoma
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Autores
- RODRIGO GUIMARAES AMARAL (Interesse Comercial: NÃO)
- ANDERSON KLEM SILVEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
- IRAM ALKMIM CERQUEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
- AMANDA RIBEIRO DE ARAUJO (Interesse Comercial: NÃO)
- VERONICA LARISSA VASCONCELOS DOS SANTOS (Interesse Comercial: NÃO)
- LILIANE SOUZA PEREIRA (Interesse Comercial: NÃO)
- DOMINIQUE SILVEIRA CALOU DE ARAUJO (Interesse Comercial: NÃO)
- GABRIELA MARUJO DE ALMEIDA GOES (Interesse Comercial: NÃO)
Título
CUSTOS DO TRATAMENTO CIRURGICO DO GLAUCOMA NO BRASIL.
Objetivo
Traçar um panorama acerca das internações e gastos com tratamentos cirúrgicos para glaucoma nos últimos 5 anos no Brasil.
Método
Trata-se de um estudo transversal retrospectivo, realizado por intermédio de consultas e análise de dados do sistema DATASUS, no período compreendido entre janeiro de 2014 e dezembro 2018, considerando-se os seguintes procedimentos: “Tratamento Cirúrgico de Glaucoma Congênito”, “Trabeculectomia”, “Implante de prótese anti-glaucomatosa” e “Ciclocriocoagulação/Diatermia”. Os dados obtidos foram reorganizados e tabulados, através da confecção de tabelas e gráficos utilizando-se o programa Microsoft Excel.
Resultado
O custo com o tratamento cirúrgico do glaucoma cresceu nos últimos 03 anos, com incremento substancial em 2018. Neste ano o SUS (Sistema Único de Saúde) pagou cerca de cinco milhões e seiscentos mil reais – o dobro em relação ao ano anterior (R$2.773.928,74) e o triplo quando comparado aos valores de 2014 (R$1.874.003,45). A trabeculectomia foi a cirurgia mais realizada no período (14.014), sendo seu custo 2,3 vezes maior em relação às outras abordagens cirúrgicas juntas. Além disso, verifica-se um aumento progressivo do número de internações para tratamento cirúrgico do glaucoma (2.839 em 2014 e 5.186 em 2018), sobretudo para trabeculectomia, que aumentou de 1.989 internações em 2014 para 4.003 em 2018.
Conclusão
O tratamento do Glaucoma pode ser clínico ou cirúrgico. Esta última abordagem tem como principais indicações a progressão da doença e/ou pressão intraocular além da pressão alvo mesmo com terapia clínica máxima otimizada. Tendo em vista o caráter crônico da doença e o envelhecimento da população, o glaucoma tende a ser cada vez mais prevalente, o que explica, em parte, o aumento progressivo das internações e gastos com tratamento. É necessário, portanto, realização de medidas para diagnóstico precoce e instituição e disponibilidade de tratamento clínico adequados, com vistas a reduzir a necessidade de procedimentos cirúrgicos futuros.
ANVISA: 25352012367201880