Código
RC196
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital de Olhos Santa Luzia
Autores
- PRISCILLA VERISSIMO VASCONCELLOS VILLARIM (Interesse Comercial: NÃO)
- CLOVIS ARCOVERDE DE FREITAS NETO (Interesse Comercial: NÃO)
- ALEXANDRE DANTAS SOARES QUINTAS SEGUNDO (Interesse Comercial: NÃO)
Título
FOTOCOAGULAÇAO A LASER PARA TRATAMENTO DA TELANGIECTASIA MACULAR IDIOPATICA TIPO 2
Objetivo
Descrever um caso de Telangiectasia Macular Idiopática tipo 2, em tratamento com aplicações mensais de anti-VEGF, que apresentou melhora anatômica e visual, apenas, após a realização de fotocoagulação a laser justafoveolar no vaso anômalo.
Relato do Caso
EVNS, 60 anos, feminino, com baixa visual no olho esquerdo (OE). Hipertensa e diabética controlada. Pseudofácica no OE e história de várias injeções intravítreas de anti-VEGF no olho acometido nos últimos 2 anos. Acuidade visual corrigida de 20/20 no olho direito (OD) e 20/80 em OE. À biomicroscopia, evidenciava-se catarata nuclear leve em OD e lente intraocular bem posicionada no OE. Pressão intraocular normal em ambos os olhos. À fundoscopia, não foram identificadas alterações significativas em OD e presença de lesão numular elevada e amarelada próximo a fóvea, exsudatos duros temporais a mácula e presença de vasos em ângulo reto em OE. Tomografia de coerência óptica do OD normal e espaços cistóides na mácula do OE. Angiofluoresceinografia (AF) com hiperfluorescência tardia de capilares justafoveolares no OD e edema cistóide de mácula secundário a neovascularização de coroide no OE, a qual foi confirmada pela AF com indocianina verde. Paciente submetida a fotocoagulação a laser justafoveal, associada a injeções mensais de anti-VEGF em OE. Houve diminuição significativa do edema macular, restauração parcial da depressão foveal e consequente melhora visual (20/50) em OE. Durante tratamento, evoluiu com edema macular no OD e foi submetida a 3 injeções intravítreas de anti-VEGF, com resolução total do edema.
Conclusão
O subtipo 2 das telangiectasias maculares (classificação de Gass e Blodi) afeta adultos de meia idade sem predileção por sexo,é bilateral,com dilatação capilar comum em região parafoveal temporal e exsudação serosa discreta. Anti-VEGF são pouco eficazes em estágios não proliferativos da patologia. No caso descrito, a associação da fototerapia foi essencial, visto que o tratamento prévio restrito a aplicações de anti-VEGF não foi suficientemente eficaz.
ANVISA: 25352012367201880