Código
RC226
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte
Autores
- RAQUEL MOREIRA BARRA (Interesse Comercial: NÃO)
- PAULA LEMOS CARNEIRO TRINDADE (Interesse Comercial: NÃO)
- DRIELY CRISTINA SILVA FERREIRA (Interesse Comercial: NÃO)
Título
RELATO DE CASO: MACULOPATIA MEDIA PARACENTRAL AGUDA (PAMM)
Objetivo
Relatar o caso de um paciente diagnosticado inicialmente com pré- oclusao arterial e venosa secundária Neuropatia Optica Isquêmica Anterior (NOIA), sendo concluído o diagnostico de PAMM após a realização da tomografia de coerência óptica (OCT).
Relato do Caso
Trata-se do paciente VMS, 62 anos, sem relato de comorbidades, com queixa de baixa visual súbita em novembro de 2018 em olho direito (OD). Sem história oftalmológica prévia. Ao exame oftalmológico, apresenta acuidade visual com correção de conta dedos e 20/50. À fundoscopia do olho esquerdo evidencia-se escavação de disco subtotal e membrana epirretiniana (MER) justificando acuidade do mesmo. O olho direito apresenta edema de papila grau I com micro hemorragias peridiscais e nos 4 quadrantes. Realizado angiofluoresceinografia de OD revelando edema de disco e quadro sugestivo de estase venosa sem sinais importantes de isquemia em toda a retina. Ao OCT encontra-se lesão hiperefletiva em banda em camada nuclear interna associado com sombra óptica posterior, concluindo o diagnóstico de maculopatia média paracentral aguda.
Conclusão
Como exposto no caso acima, o diagnostico de PAMM depende da realização do OCT e do treinamento do examinador. Sendo a PAMM uma doença de descoberta relativamente recente, entende-se a extrema importância da exposição de casos como esse a fim de ampliar o conhecimento dos profissionais.
ANVISA: 25352012367201880