Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre (Pôster)


Código

P049

Área Técnica

Lente de Contato

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Fundação de Ciência e Pesquisa Maria Ione Xerez Vasconcelos (FUNCIPE)
  • Secundaria: Universidade de Fortaleza

Autores

  • JACOB TEIXEIRA ATALLAH (Interesse Comercial: NÃO)
  • Adah Sophia Rodrigues Vieira (Interesse Comercial: NÃO)
  • Guilherme Lopes Pereira (Interesse Comercial: NÃO)
  • Diego Santiago Marinho (Interesse Comercial: NÃO)
  • Maria Clara Correa Fortes (Interesse Comercial: NÃO)
  • Bárbara Carneiro de Holanda (Interesse Comercial: NÃO)
  • João Victor Farias Mota (Interesse Comercial: NÃO)
  • Jailton Vieira Silva (Interesse Comercial: NÃO)

Título

IDENTIFICANDO O COMERCIO ILEGAL DE VENDA DE LENTES DE CONTATO NO BRASIL

Objetivo

Identificar e traçar um panorama geral sobre o comércio on line de lentes de contato em sites brasileiros.

Método

Sabendo-se da implementação da resolução n° 1.965/2011 do Conselho Federal de Medicina (CFM), foi realizado um estudo, de natureza descritiva, por meio da plataforma Google, sendo pesquisada a ocorrência de lojas virtuais que não seguem essa resolução. Buscou-se entender como ocorre a vendas de lentes de contato nesses websites, procurando relacionar os achados com o não cumprimento da resolução. Em respeito à Lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, nenhuma loja teve o seu nome divulgado.

Resultado

Pesquisando sobre o assunto via Google, surgiram 44.800.000 resultados. Dentre esse resultado, esse projetou utilizou uma amostra de 50 sites para compor o estudo. Somente 6% das lojas fizeram a solicitação da prescrição médica do paciente para realizar a compra. Sobre a presença de advertências sobre a necessidade de consulta oftalmológica anterior à compra das lentes de contato, foi existente em apenas 36%. Sobre haver referências à patologia a qual a lente de contato era destinada, 15% dos sites não esclareceram tal informação. Quanto à apresentação de instruções de higiene e manuseio, 25% não apresentaram nenhuma instrução. 15% dos sites não informaram o material de composição lente de contato. Sobre os preços, 15% dos sites apresentavam lentes de contato a partir de 40 reais e 40% a partir de 60 reais; 50% dos sites ofereciam descontos ao longo das compras.

Conclusão

Mesmo com as restrições impostas pelo CFM, ainda são encontrados inúmeros websites com a venda de lentes de contato sem a necessidade de uma orientação ou prescrição médica, o que se mostra um risco para a população em geral que não sabe como manusear ou como cuidar desse tipo de material. Estudos como esse devem ser utilizados para alertar a população dos perigo dessa prática ilegal.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transportadora Terrestre Oficial

Transportadora Terrestre Oficial

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Novartis Alcon

Patrocinador Rubi

Essilor
Genom
Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

Latinofarma
Zeiss

63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

4 a 7 de setembro de 2019 | Windsor Convention & Expo Center Barra da Tijuca | Rio de Janeiro | RJ | Brasil

ANVISA: 25352012367201880