Código
P049
Área Técnica
Lente de Contato
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Fundação de Ciência e Pesquisa Maria Ione Xerez Vasconcelos (FUNCIPE)
- Secundaria: Universidade de Fortaleza
Autores
- JACOB TEIXEIRA ATALLAH (Interesse Comercial: NÃO)
- Adah Sophia Rodrigues Vieira (Interesse Comercial: NÃO)
- Guilherme Lopes Pereira (Interesse Comercial: NÃO)
- Diego Santiago Marinho (Interesse Comercial: NÃO)
- Maria Clara Correa Fortes (Interesse Comercial: NÃO)
- Bárbara Carneiro de Holanda (Interesse Comercial: NÃO)
- João Victor Farias Mota (Interesse Comercial: NÃO)
- Jailton Vieira Silva (Interesse Comercial: NÃO)
Título
IDENTIFICANDO O COMERCIO ILEGAL DE VENDA DE LENTES DE CONTATO NO BRASIL
Objetivo
Identificar e traçar um panorama geral sobre o comércio on line de lentes de contato em sites brasileiros.
Método
Sabendo-se da implementação da resolução n° 1.965/2011 do Conselho Federal de Medicina (CFM), foi realizado um estudo, de natureza descritiva, por meio da plataforma Google, sendo pesquisada a ocorrência de lojas virtuais que não seguem essa resolução. Buscou-se entender como ocorre a vendas de lentes de contato nesses websites, procurando relacionar os achados com o não cumprimento da resolução. Em respeito à Lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, nenhuma loja teve o seu nome divulgado.
Resultado
Pesquisando sobre o assunto via Google, surgiram 44.800.000 resultados. Dentre esse resultado, esse projetou utilizou uma amostra de 50 sites para compor o estudo. Somente 6% das lojas fizeram a solicitação da prescrição médica do paciente para realizar a compra. Sobre a presença de advertências sobre a necessidade de consulta oftalmológica anterior à compra das lentes de contato, foi existente em apenas 36%. Sobre haver referências à patologia a qual a lente de contato era destinada, 15% dos sites não esclareceram tal informação. Quanto à apresentação de instruções de higiene e manuseio, 25% não apresentaram nenhuma instrução. 15% dos sites não informaram o material de composição lente de contato. Sobre os preços, 15% dos sites apresentavam lentes de contato a partir de 40 reais e 40% a partir de 60 reais; 50% dos sites ofereciam descontos ao longo das compras.
Conclusão
Mesmo com as restrições impostas pelo CFM, ainda são encontrados inúmeros websites com a venda de lentes de contato sem a necessidade de uma orientação ou prescrição médica, o que se mostra um risco para a população em geral que não sabe como manusear ou como cuidar desse tipo de material. Estudos como esse devem ser utilizados para alertar a população dos perigo dessa prática ilegal.
ANVISA: 25352012367201880