Código
P018
Área Técnica
Doenças Sistêmicas
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Faculdade de Medicina de Petrópolis
Autores
- FRANCINE DE PAULA PORTO SACRE (Interesse Comercial: NÃO)
- Letícia Macacchero Moreirão (Interesse Comercial: NÃO)
- Fernando Pereira Sabino Da Silva (Interesse Comercial: NÃO)
- Mirelle Meireles Souza (Interesse Comercial: NÃO)
- Leticia Miloni (Interesse Comercial: NÃO)
- Rodolfo Vieira Haack (Interesse Comercial: NÃO)
- Regis Rodrigues Vieira (Interesse Comercial: NÃO)
Título
Rastreio da Retinopatia Diabética através da Atenção Primária
Objetivo
Dentre os portadores de Diabetes Mellitus, a Retinopatia Diabética é uma complicação muito temida, principalmente por ser a maior responsável pela perda permanente da visão nesse grupo. O acompanhamento com o exame de fundo de olho (FO) periodicamente é fundamental, e recomenda-se a realização do exame pela atenção primária, resultando em um mais veloz diagnóstico, tratamento, melhor prognóstico e redução de encaminhamentos desnecessários ao oftalmologista. Objetivo: Descrever a acurácia do exame de fundo de olho realizado pelo médico generalista em um grupo de pacientes portadores de Diabetes Mellitus tipo 2.
Método
Metodologia: Foram escolhidos intencionalmente 24 pacientes portadores de Diabetes Mellitus tipo 2 e foi realizado um estudo transversal comparando o exame de FO do oftalmologista com o de 4 médicos generalistas que atendem em uma Unidade de Saúde da Família, relatando se o exame estava normal ou alterado.
Resultado
A análise de sensibilidade (S) e especificidade (E) dos 4 médicos foram, S: 92% e E: 36%, S: 77% e E: 40%, S: 75% e E: 60%, S: 53% e S: 45%, respectivamente. As razões de probabilidade positiva e negativa foram muito pequenas.
Conclusão
A acurácia do exame de FO dos médicos generalistas do PSF pode não ser adequada para realização de rastreio da Retinopatia Diabética. Sugere-se que os serviços realizem treinamento desses médicos por um especialista antes de iniciarem os exames nas Unidades Básicas de Saúde ou encaminhem ao oftalmologista.
ANVISA: 25352012367201880