Código
RC053
Área Técnica
Estrabismo
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: INSTITUTO DE OLHOS CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS
Autores
- DANILO AIRES ALVES (Interesse Comercial: NÃO)
- ANDRESSA GUIMARÃES AGUILAR GARCEZ (Interesse Comercial: NÃO)
- MARIANA BARBOSA CARVALHO (Interesse Comercial: NÃO)
Título
SINDROME DE DUANE TIPO IV - FORMA BIZARRA – RELATO DE CASO
Objetivo
Relatar caso de um paciente com Síndrome de Duane (SD) do tipo IV, um quadro raro de estrabismo, caracterizado, entre outros achados, pela divergência acentuada em supraversão.
Relato do Caso
Paciente masculino, 42 anos, estrábico desde o nascimento e com relato de baixa acuidade visual (AV) no olho direito desde os 5 anos de idade, que correlaciona após Sarampo. Em sua história pregressa havia relato de episódios recorrentes de Herpes Ocular nos últimos 20 anos além de trauma em região frontal há 10 anos por acidente de transito. Hipotireoideo em uso de levotiroxina. Ao exame oftalmológico apresentava AV com correção de 20/200 em olho direito (OD) e 20/20 em olho esquerdo (OE). À bimicroscopia era possível identificar um leucoma central no OD e córnea transparente no OE. Sua fundoscopia demonstrou discos bem delimitados, com relação E/D fisiológicas e brilho macular adequado em ambos os olhos (AO). No teste de Krimsky com correção, na posição primária do olhar apresentava para longe uma exotropia de 16 dioprias (DP) e hipotropia do OD de 14 DP, e para perto, uma exotropia de 18 DP e hipotropia do OD de 14 DP. À movimentação ocular apresentava restrição de movimento em todas as versões, além de retração da fenda palpebral em adução. Apresentava ainda divergência em supraversão em AO.
Conclusão
A SD é um distúrbio de movimento ocular congênito ocasionado por inervação anômala da musculatura extrínseca do globo ocular. Pode ser caracterizada por deficiência de abdução, limitação de adução, retração do globo ocular e estreitamento da fenda palpebral à adução. Diante das alterações descritas foi levantada como principal hipótese diagnóstica a SD na sua forma bizarra, no qual, além das características típicas da síndrome, há presença de divergência acentuada em supraversão. Esse tipo de síndrome de Duane é conhecido como Duane tipo IV, um caso raro que foi apresentado pela primeira vez pelo Dr. Cyro Ribeiro, em Cascavel no Paraná.
ANVISA: 25352012367201880