Código
P041
Área Técnica
Glaucoma
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Fundação Altino Ventura (FAV)
Autores
- ISADORA DIOGENES LOPES (Interesse Comercial: NÃO)
- Andressa miranda magalhães (Interesse Comercial: NÃO)
- Caio Rodrigo de Oliveira Melo (Interesse Comercial: NÃO)
- Camila Morais Costa Barros (Interesse Comercial: NÃO)
- Michel Bittencourt Santos (Interesse Comercial: NÃO)
- Kaio Santos Soares (Interesse Comercial: NÃO)
- Arthur Luis Alves Frazão de Carvalho (Interesse Comercial: NÃO)
Título
AVALIAÇAO DA GONIOSCOPY ASSISTED TRANSLUMINAL TRABECULOTOMY (HEMI-GATT) NO TRATAMENTO DO GLAUCOMA PRIMARIO DE ANGULO ABERTO
Objetivo
Avaliar os principais desfechos da técnica Gonioscopy Assisted Transluminal Trabeculotomy (Hemi-GATT) em pacientes portadores de glaucoma primário de ângulo aberto (GPAA)
Método
Estudo observacional ambidirecional, no qual foram avaliados pacientes portadores de GPAA submetidos à Hemi-GATT na Fundação Altino Ventura, no período de outubro/2017 a setembro/2018. As avaliações pós-operatórias (PO) foram realizadas no 1º PO, 7º PO e 1, 3 e 6 meses após a cirurgia
Resultado
Nove pacientes (64,7%) eram do sexo feminino, com média de idade de 70,2±10,7 anos (variação, 50-82 anos). Dentre os 13 olhos analisados, 5 (38,5%) apresentavam glaucoma leve, 1 (7,7%) apresentava glaucoma moderado e 7 (53,8%) glaucoma severo. A média da acuidade visual com a melhor correção foi de 0,7 logMar antes do procedimento cirúrgico e no 1º mês PO, não havendo diferença estatística (p=0,461). Observou-se redução significativa entre a média da pressão intraocular (PIO) no pré-operatório em comparação ao 7º PO (p=0,005), 1º mês PO (p=0,009) e 3º mês PO (p=0,041). Conjuntamente, houve redução significativa na quantidade de colírios antiglaucomatosos utilizados pelo paciente quando comparado o pré-operatório e todos os acompanhamentos pós-cirúrgicos (p<0,05). Não foi observada nenhuma complicação relacionada ao procedimento cirúrgico.
Conclusão
A técnica Hemi-GATT mostrou-se segura e eficaz por permitir melhor controle da PIO e redução no número de colírios em uso pelos pacientes com GPAA. Trata-se de uma cirurgia minimamente invasiva para o glaucoma, que cursa com baixas taxas de complicações e alta resolutividade.
ANVISA: 25352012367201880