Código
RC001
Área Técnica
Banco de Olhos
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital João XXIII - FHEMIG
Autores
- MARCELA PINTO DE FREITAS (Interesse Comercial: NÃO)
- Patricia Pereira de Azevedo Magalhães (Interesse Comercial: NÃO)
- Patricia Freire Mendes (Interesse Comercial: NÃO)
Título
EPIDEMIOLOGIA DAS DOAÇOES DE CORNEAS EM UM BANCO DE OLHOS: ANALISE DO TRIENIO ANTERIOR E POSTERIOR A NOVA LEGISLAÇAO.
Objetivo
Analisar o impacto da legislação vigente (RDC 55/2015) na epidemiologia das doações de córneas no Banco de Olhos do Hospital João XXIII, principal banco de tecidos oculares do Estado de Minas Gerais.
Relato do Caso
Estudo transversal, observacional,retrospectivo baseado na coleta de dados no período de 2013 a 2018. Os dados foram reunidos em grupo A (2013-2015,antes do início da legislação atual) e em grupo B (2016-2018, após legislação atual). Um total de 5.364 globos oculares foram enucleados no grupo A, contra 4.761 no grupo B, uma que de 12%.Foi observado um aumento de 60% no número de globos oculares descartados no grupo B. As principais causas de descarte em ambos os grupos foram: avaliação biomicroscópica (80,37% e 83,20%), sorologia reagente (12,60% e 9,59%) e causa mortis (2,87% e 2,27%). Houve uma queda em 170% no descarte de globos oculares com sorologia Anti HBc positiva,uma vez iniciada a realização do Anti Hbs após nova legislação. Observamos uma queda de 53% no total de globos oculares descartados por mal acondicionamento.A redução nas captações causou uma queda de 14% nas córneas preservada , porém, houve uma aumento em 45% no número de córneas preservadas descartadas por tempo de validade.
Conclusão
A mudança no perfil das doações de córneas, após a vigência da legislação atual,provavelmente ocorre por critérios mais restritos,reduzindo o número de doações e aumentando o descarte de globos oculares. No entanto, alteração do perfil sorológico para hepatite B e adequações no acondicionamento dos tecidos contribuiu para que este descarte não fosse ainda maior.Apesar das melhorias instituídas pelas novas regras, ainda existe fila de espera para o transplante de córnea. Faz-se necessárias políticas públicas de incentivos para melhorar a captação de córneas, assim como reavaliação dos critérios para reduzir os números de globos oculares descartados.
ANVISA: 25352012367201880