Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre (Pôster)


Código

P079

Área Técnica

Uveites / AIDS

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre

Autores

  • GABRIELA LUCATELI ZANATA (Interesse Comercial: NÃO)
  • Fernanda Mari Fagundes Fujihara (Interesse Comercial: NÃO)
  • Islam Maruf Ahmad Maruf Mahmud (Interesse Comercial: NÃO)
  • Daphne Castro Santana (Interesse Comercial: NÃO)
  • Ricardo Mörschbächer (Interesse Comercial: NÃO)

Título

PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS PACIENTES ATENDIDOS NO AMBULATORIO DE UVEITES DO HOSPITAL BANCO DE OLHOS DE PORTO ALEGRE, RS, BRASIL.

Objetivo

Determinar os fatores epidemiológicos e analisar as principais causas etiológicas dos pacientes atendidos no ambulatório de uveítes de um hospital oftalmológico de ensino do estado do Rio Grande do Sul.

Método

Foi realizado uma análise retrospectiva descritiva do prontuário dos pacientes atendidos no ambulatório de uveítes do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre durante o período de março de 2015 a fevereiro de 2019 (n=371). Foram avaliadas as seguintes variáveis: idade no início do acompanhamento, gênero, classificação da uveíte, etiologia e lateralidade.

Resultado

Dos 371 pacientes atendidos, 53,6% eram do sexo feminino, a idade média foi de 47,1 ± 17,2 anos e em 49,3% o acometimento foi unilateral. Em relação à classificação das uveítes, 38,3% dos pacientes apresentaram uveíte anterior, 5,7% uveíte intermediária, 33,2% uveíte posterior e 22,9% panuveíte. As principais etiologias encontradas foram uveíte idiopática (43,1%), seguida de infecciosa (38,8%) e auto-imune (14,6%). Dentre as uveítes infecciosas, 77,1% foram por toxoplasmose, correspondendo a 29,9% do total da amostra. Os pacientes com uveíte anterior eram mais velhos (51.9 ± 17.0 anos), com maior proporção do gênero feminino (60,6%) e a etiologia mais comum foi a idiopática (64,1%), enquanto os com uveíte posterior não apresentaram diferença entre os gêneros e a etiologia mais comum foi a infecciosa (72,4%) (Tabela 1). Uveíte de causa idiopática foi mais comum nos grupos com menos de 20 anos, 40 a 60 anos e mais de 60 anos, enquanto a infecciosa foi a mais prevalente no grupo de 20 a 40 anos (Figura 1).

Conclusão

O Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre desempenha um papel importante como referência estadual no atendimento de pacientes oftalmológicos com uveíte, sendo importante a identificação das suas principais causas, a fim de melhorar a assistência à população. No presente estudo, a maioria dos casos atendidos no setor de uveíte desta instituição foi classificada como uveíte anterior e a etiologia mais comum foi a idiopática, seguida por toxoplasmose.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transportadora Terrestre Oficial

Transportadora Terrestre Oficial

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Novartis Alcon

Patrocinador Rubi

Essilor
Genom
Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

Latinofarma
Zeiss

63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

4 a 7 de setembro de 2019 | Windsor Convention & Expo Center Barra da Tijuca | Rio de Janeiro | RJ | Brasil

ANVISA: 25352012367201880