Sessão de Relato de Caso


Código

RC204

Área Técnica

Retina

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade Federal Fluminense (UFF)

Autores

  • AMANDA LUIZA PEREIRA SOUZA (Interesse Comercial: NÃO)
  • CAROLINA LEAL CORREIA LIMA (Interesse Comercial: NÃO)
  • MAURÍCIO BASTOS PEREIRA (Interesse Comercial: NÃO)

Título

MACULOPATIA MEDIA PARACENTRAL AGUDA ASSOCIADA A HIPOPERFUSAO DE ARTERIA CILIORRETINIANA

Objetivo

O objetivo deste trabalho é avaliar quadro de baixa acuidade visual (BAV) súbita em paciente jovem apresentando hipoperfusão de artéria ciliorretiniana (ACR), associada a PAMM (paracentral acute middle maculopathy), demonstrando a evolução baseada em exames complementares.

Relato do Caso

Paciente masculino, 22 anos, sem comorbidades, apresentou BAV súbita em olho direito (OD) pela manhã, após ingestão de bebida alcoólica na noite anterior. Acuidade visual (AV) conta dedos à 1 metro em OD e 20/20 em olho esquerdo (OE). Biomicroscopia sem alterações e fundoscopia com importante ingurgitamento e aumento da tortuosidade vascular, papiloflebite e área de palidez no feixe papilomacular em OD. Realizadas tomografia computadorizada de crânio e ecocardiograma sem alterações, principais sorologias negativas. Retorna no dia seguinte, apresentando AV de 20/20 em ambos os olhos (AO), porém com escotoma paracentral em OD, mantendo achados em fundoscopia. Realizado campo visual computadorizado: escotoma superior em AO e escotoma paracentral e aumento da mancha cega em OD. Ao OCT foi descrito o achado de PAMM, que está relacionado ao quadro de hipoperfusão de ACR, com provável causa episódio de hipotensão noturna.

Conclusão

A ACR se origina de um sistema vascular diferente da artéria central da retina e não está sujeita a autorregulação, portanto episódios de hipotensão arterial podem causar redução secundária na sua pressão de perfusão, gerando relativa hipoperfusão. Durante o sono pode ocorrer redução da pressão arterial de forma fisiológica e este fator tem importante papel na patogênese da hipoperfusão isolada da ACR. Este fenômeno está associado a uma isquemia retiniana nuclear profunda que se desenvolve na camada nuclear interna, descrita no OCT como PAMM, apresentando uma banda de hiperreflectividade nesta camada, a região deste achado se correlaciona com a área de palidez vista na fundoscopia. A hipoperfusão da ACR isolada causada por hipotensão arterial geralmente está associada a bom prognóstico visual.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transportadora Terrestre Oficial

Transportadora Terrestre Oficial

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Novartis Alcon

Patrocinador Rubi

Essilor
Genom
Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

Latinofarma
Zeiss

63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

4 a 7 de setembro de 2019 | Windsor Convention & Expo Center Barra da Tijuca | Rio de Janeiro | RJ | Brasil

ANVISA: 25352012367201880