Código
P064
Área Técnica
Refração
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Faculdade de Medicina Souza Marques
- Secundaria: Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro
Autores
- GLAUCIANE DE SOUZA (Interesse Comercial: NÃO)
- Isaac Pereira (Interesse Comercial: NÃO)
- Vanessa Dias Rocha (Interesse Comercial: NÃO)
- Ana Clara Thomaz Almeida De Oliveira Rangel (Interesse Comercial: NÃO)
- Guilherme Horta (Interesse Comercial: NÃO)
- Katia Steinfeld (Interesse Comercial: NÃO)
- Gaia Grigorov (Interesse Comercial: NÃO)
- Luciana Cunha de Freitas Lima (Interesse Comercial: NÃO)
- Noémie Stouder (Interesse Comercial: NÃO)
Título
AVALIAÇAO DE ACUIDADE VISUAL E DOAÇAO DE LENTES CORRETIVAS EM ESCOLA PUBLICA DO RIO DE JANEIRO
Objetivo
O estudo teve como objetivo detectar precocemente o déficit visual em crianças na fase escolar, doar lentes corretivas e levantar as características demográficas.
Método
O estudo foi realizado pelos autores e pela Escolhares, uma associação de acadêmicos suico-brasileiros, graças a Universidade de Lausanne e a Liga de Oftalmologia da Faculdade Souza Marques. Foram avaliados 800 escolares no CIEP Roberto da Silveira-RJ por questionário (série,idade,sexo) e teste de triagem de acuidade visual pela Tabela de Snellen seguindo as devidas normas. Aqueles com AV<20/40 em um ou ambos os olhos, sinais e sintomas de alterações oftalmológicas foram encaminhados ao exame oftalmológico completo, incluindo refração cicloplegiada.
Resultado
Das 800 crianças examinadas, 115 (P=14,38%) apresentaram algum grau de ametropia: 63,47% de Hipermétropes; 29,57% Míopes e 6,96% Astigmatas. Destes últimos, 44,34% apresentaram ametropia mista: 12,17% miopia e astigmatismo e 32,17% hipermetropia e astigmatismo. Dentre os amétropes, o sexo feminino foi mais prevalente com 55,65% . Todos os óculos prescritos foram entregues. Nenhuma criança apresentou alterações dos segmentos anterior e posterior.
Conclusão
A visão é um dos sentidos mais importantes para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. O estudo possibilitou detectar ametropias, corrigí-las com a doação de óculos e favorecer o rendimento escolar da população atendida. Estamos encorajados a continuar e doar visão para crianças que necessitem. 1,2,3 Residentes do Serviço de Oftalmologia Prof Paiva Gonçalves,1ªenf. Santa Casa da Misericórdia RJ 4 Residente do COSC cirurgia ocular RJ. 5 Residente do Centro de Estudos e Pesquisas dos Oculistas Associados RJ. 6,7,9 Acadêmica de Medicina da Universidade de Lausanne, Suíça, diretoras da Escolhares 8 Professora de Oftalmologia da Faculdade de Medicina Souza Marques e Médica do Serviço de Oftalmologia Prof Paiva Gonçalves.
ANVISA: 25352012367201880