Código
RC097
Área Técnica
Neuroftalmologia
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital Oftalmológico Visão Laser
- Secundaria: Instituto Visão do Bem
Autores
- NATHALIA PERUSSI GARCIA (Interesse Comercial: NÃO)
- Guilherme Colombo Barboza (Interesse Comercial: NÃO)
- Priscilla Fernandes Nogueira (Interesse Comercial: NÃO)
Título
AS CONSEQUENCIAS IRREVERSIVEIS DE UM DIAGNOSTICO TARDIO DE MACROADENOMA DE HIPOFISE EM UM PACIENTE JOVEM
Objetivo
Relatar um caso de macroadenoma de hipófise em estágio avançado, tratado inicialmente como glaucoma. Fato que pode ser evitado com anamnese, exame físico e complementares, interferindo no prognóstico e impedindo sequelas desnecessárias.
Relato do Caso
Masculino, 30 anos, branco, vidraceiro Queixa: Baixa acuidade visual progressiva há 2 anos associado a cefaléia. Relata tratamento de glaucoma em outro serviço. Antecedentes: Traumatismo Craniano e trauma em OE há 3 anos Ao exame: Acuidade visual com correção: OD:20/25, OE:Sem Percepção Luminosa Biomicroscopia: OD: sem alterações. OE: pupila pouco reagente, em midríase Reflexo fotomotor e consensual: OD: normal, OE: diminuído com defeito pupilar aferente relativo Movimentação ocular extrínseca preservada Tonometria: 12 e 14mmhg Retinografia: OD: papila média com escavação de 0,3/0,3 com palidez nasal, OE: papila média, escavação de 0,3/0,3 com palidez Retorno com: Ressonância Magnética: Lesão intra e supra-selar de 4,0x3,0x2,5cm e englobando segmento intracavernoso das carótidas internas com compressão e deslocamento do quiasma óptico. Lesão cística em fossa média esquerda de 8,0x5,0x4,8cm com efeito de massa e discreto deslocamento da linha média para direita, associado a hipoplasia do lobo temporal esquerdo. Campo visual: OD:escotoma temporal respeitando a linha média. OE:escotoma absoluto Conduta: avaliação neurológica e seguimento oftalmológico
Conclusão
Adenoma de hipófise e meningioma são as causas mais comuns de Neuropatia Óptica Compressiva. A maioria dos casos apresenta como sintomas deficiência visual e cefaléia. A comparação quantitativa dos parâmetros de visão sugere melhora da acuidade visual, do desvio da linha média e do campo visual após diagnóstico e cirurgia precoce. Um atraso do diagnóstico compromete a acuidade visual pré e pós-operatória. Portanto detectar antecipadamente a causa da disfunção da via visual pode levar à modificação do tratamento e reduzir a incidência de danos irreversíveis ao nervo óptico.
ANVISA: 25352012367201880