Código
P063
Área Técnica
Prevenção de Cegueira
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
Autores
- VITOR HUGO ARAUJO CABRAL (Interesse Comercial: NÃO)
- ALFREDO JOSÉ MUNIZ DE ANDRADE (Interesse Comercial: NÃO)
Título
PROJETO DE CAPACITAÇAO EM SAUDE OCULAR E MENSURAÇAO DE ACUIDADE VISUAL PARA PROFESSORES E CUIDADORES DO ENSINO INFANTIL.
Objetivo
Relatar o desenvolvimento de um projeto de capacitação em saúde ocular e mensuração de acuidade visual em profissionais da educação de creches municipais do Vale do São Francisco, em Petrolina – PE, tendo em vista a necessidade da atenção à saúde ocular na primeira infância, no intuito de identificar agravos reversíveis, bem como utilizar o vínculo diário dos profissionais com as crianças, que pode auxiliar no processo de detecção.
Método
O projeto contou com as etapas de elaboração e aplicação de questionários aos educadores, no intuito de conhecer a noção de saúde ocular dos mesmos, bem como direcionar as oficinas com base no conhecimento prévio. Posteriormente, foram realizadas sessões de capacitação acerca do principais agravos oculares em crianças, mensuração de acuidade visual, e encaminhamento para o sistema de saúde. Por fim, foi feita avaliação qualitativa e de aproveitamento do projeto.
Resultado
Acerca dos questionários aplicados, percebeu-se uma deficiência na informação dos profissionais de educação acerca de saúde ocular, tendo em vista que a temática é pouco ou nada trabalhada nos processos formativos da educação. Nas oficinas, percebeu-se aproveitamento significativo, tendo em vista que os profissionais reproduziram os testes nas crianças de forma adequada e demonstraram entendimento da temática trabalhada, além de excelente aceitação, tendo em vista a interatividade e a participação. Como desafios, foram encontrados a disponibilidade de tempo e problemas estruturais (salas e acomodação, por exemplo).
Conclusão
Percebe-se a importância da capacitação dos profissionais de educação acerca da saúde ocular, tendo em vista o seu contato direto, especialmente com crianças. Ressalta-se o baixo custo da sua execução, tendo em vista a disponibilidade de banners, oclusores e fichas, o que torna a metodologia bastante acessível. Sugeriu-se, para as unidades trabalhadas, a criação do “Dia da saúde ocular”, onde seria possível a mensuração da acuidade visual de todas as crianças, com participação do oftalmologista e acadêmicos, com encaminhamento adequado.
ANVISA: 25352012367201880