Código
TL006
Área Técnica
Córnea
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Fundação Hilton Rocha
Autores
- TATIANA DO COUTO MORAIS SCAGLIONI (Interesse Comercial: NÃO)
- PEDRO PAULO LEITE DOS REIS (Interesse Comercial: NÃO)
- ISADORA DUTRA RODRIGUES (Interesse Comercial: NÃO)
- BRUNO AVELAR MIRANDA (Interesse Comercial: NÃO)
Título
ANALISE PREDITIVA DE CERATOCONE PELO PENTACAM EM CRIANÇAS ALERGICAS
Objetivo
Avaliar alterações tomoráficas que detectassem algum fator de associação entre alergia ocular e ceratocone, por meio das informações obtidas no exame de pentacam.
Método
Estudo prospectivo observacional onde foram analisados 49 pacientes, com idade entre 3 e 14 anos, divididos em 2 grupos. Pertencia ao grupo 1, 31 crianças portadoras de alergia ocular leve (micropapilas, hiperemia), e moderada (ceratopatia punteada e limbite em 1 quadrante), sem lesões importantes na córnea; O grupo 2 (controle) apresentava 18 pacientes sem alergia ocular e exame oftalmológico normal. As crianças foram atendidas no ambulatório de oftalmologia da Fundação Hilton Rocha, em Belo Horizonte, entre outubro de 2013 a dezembro de 2015. Todas as crianças foram submetidas ao exame oftalmológico completo, além do exame de tomografia de córnea (pentacam), que por meio de mapas de elevação anterior e posterior, perfil de progressão paquimétrica e por índices tomográficos, contribuíram na tentativa de buscar algum diferencial entre as córneas normais e às que possuíam o diagnóstico de alergia ocular. Foram analisados os parâmetros: KMax, ARTMax, Df, Db, Dp, Dt, Da, D.
Resultado
Dos parâmetros estudados houve diferença estatisticamente significativa principalmente nos parâmetro Dt, Df e Db. O parâmetro Df mostrou associação estatisticamente significativa (p<0,05), onde o resultado mostra que a proporção de crianças com alergia ocular que apresentam Df alterado (37,1%) é significativamente maior do que no grupo de crianças sem alergia (13,9%)
Conclusão
O estudo demonstrou uma possível relação causal entre a prevalência da alergia ocular e alterações tomográficas na córnea, sugestivas de ceratocone em pacientes susceptíveis, podendo ser considerado um fator de risco. Crianças com alergia ocular leve e moderada apresentam 3,5 vezes mais chances de alterações em alguns dos parâmetros preditivos de ceratocone avaliados pelo Pentacam. Dos estudados, o relativo ao mapa da elevação anterior (Df) foi o que apresentou diferença significativa entre os grupos.
ANVISA: 25352012367201880