Código
P061
Área Técnica
Prevenção de Cegueira
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
Autores
- ALFREDO JOSE MUNIZ DE ANDRADE (Interesse Comercial: NÃO)
- VITOR HUGO ARAUJO CABRAL (Interesse Comercial: NÃO)
Título
AVALIAÇAO SOBRE PERCEPÇAO DE SAUDE OCULAR DE CUIDADORES INFANTIS: ELABORAÇAO DE QUESTIONARIOS ESTRUTURADOS.
Objetivo
O presente trabalho visa descrever uma metodologia de elaboração de questionários estruturados sobre saúde ocular para cuidadores de creches que atendam crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos de Petrolina-PE. Busca-se identificar os conceitos pré estabelecidos, gerar padrão de linguagem compreensível e indicar os principais questionamentos acerca do tema de saúde ocular desses profissionais, para um devido direcionamento de ações de capacitação, prevenção e intervenção direta.
Método
Foi realizada uma série de entrevistas com conceitos-chave, no intuito de verificar a abordagem básica em saúde ocular. Dentre a temática, foi perguntado se os profissionais receberam capacitação acerca de saúde ocular, se conheciam exames diagnósticos como o “teste do olhinho”, o que fariam no caso de corpo estranho ou substância química no olho, e se conheciam o conceito de miopia, astigmatismo e glaucoma, dentre outros aspectos de cuidado e prevenção de agravos.
Resultado
Acerca das entrevistas, a maioria dos entrevistados demonstrou pouco ou nada saber acerca do questionado, bem como reforçaram a necessidade e o interesse pela capacitação adequada no tema. Além disso, foi possível elaborar uma proposta de questionário estruturado em saúde ocular que atenda às necessidades de identificação de demandas da população, de forma compreensível e padronizada para as diversas instituições de cuidado infantil. Tal proposta será utilizada em futuras intervenções em saúde ocular em parceria com a universidade promotora.
Conclusão
Percebe-se a ampla demanda em capacitação de saúde ocular, tendo em vista que a faixa etária atendida pelos cuidadores possibilita uma intervenção capaz de reverter problemas oftalmológicos mais graves. Ademais, não há esse tipo de intervenção na educação infantil, geralmente iniciada no ensino fundamental. O questionário estruturado possibilitará a validação dessa demanda perante amostragem adequada, bem como o alerta à gestão pública, local ou regional, acerca da necessidade do investimento em saúde ocular e intervenção precoce de agravos na primeira infância.
ANVISA: 25352012367201880