Código
RC240
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Centro de Estudos e Pesquisa Oculistas Associados (CEPOA)
Autores
- MATHEUS MENDONCA TRISTAO (Interesse Comercial: NÃO)
Título
SINDROME DE TERSON
Objetivo
O presente relato de caso tem como objetivo mostrar a evolução do quadro clínico e visual, de paciente acometido por hemorragia subaracnóidea e síndrome de Terson.
Relato do Caso
Paciente A.R.S., feminina, 39 anos, com queixa de baixa acuidade visual expressiva em olho esquerdo há 4 semanas. Tem história patológica pregressa de ruptura de aneurisma intra craniano, o qual foi submetido a procedimento cirúrgico de clipagem a 5 semanas. Ao exame clínico apresenta acuidade visual sem correção 20/20 em OD (Tabela de Snellen) e CD a 2 m em OE, biomicroscopia anterior sem alterações, tonometria 12/12 mmHg. O exame de fundoscopia evidencia hemorragia vitrea intensa em OE, impossibilitando avaliação de fundo de olho. Foi realizado ultrassonografia onde se evidenciou hemorragia vitrea em OE, sem outros achados. A paciente teve acompanhamento clinico, com evolução progressiva de melhora do quadro visual em OE, onde com aproximadamente 90 dias de segmento, paciente apresentou acuidade visual sem correção de 20/20 em ambos os olhos, e absorção total da hemorragia vitrea em OE.
Conclusão
Após avaliação da história patológica pregressa da paciente, conclui-se que a hemorragia vitrea, foi oriunda da hemorragia intra craniana gerada pela ruptura de aunerisma cerebral, definindo o diagnóstico de síndrome de Terson. Apesar da gravidade do quadro clinico e alto indicie de mortalidade da síndrome de Terson, podemos observar um bom prognóstico visual para alguns pacientes.
ANVISA: 25352012367201880