Código
RC077
Área Técnica
Geral
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Estadual de Londrina
Autores
- AMANDA DE OLIVEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
- Larissa Daniele Rodrigues Cangussu (Interesse Comercial: NÃO)
- Gerson Jorge Aparecido Lopes (Interesse Comercial: NÃO)
Título
TARSORRAFIA AJUSTAVEL NA LUXAÇAO TRAUMATICA DO GLOBO OCULAR
Objetivo
A luxação do globo ocular é uma condição rara que consiste no deslocamento anterior do globo, de forma que seu equador ultrapasse o fechamento palpebral. O músculo orbicular se contrai, aprisionando o globo externamente às pálpebras e permitindo complicações como ceratite e abrasão corneana. Na luxação traumática, além disso, há possibilidade de avulsão do nervo óptico e ruptura da musculatura extrínseca. Em caso de integridade do globo ocular, é necessária a tentativa de redução para evitar a isquemia de estruturas e proteção do globo. O objetivo é relatar um caso de luxação traumática de globo ocular por ferimento por arma de fogo (FAF), com ênfase na sua abordagem para proteção e redução do globo por meio de tarsorrafia ajustável.
Relato do Caso
F.L.C, masculino, 44 anos, encaminhado ao Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina devido FAF encefálico. Encontrava-se intubado, com orifício de entrada do projétil no ouvido direito e sem orifício de saída. Olho esquerdo luxado anteriormente, com hiposfagma temporal superior, córnea transparente, hiperemia conjuntival e média midríase fixa. A fundoscopia apresentava-se normal. Impossível avaliação da visão e motilidade ocular. Em exame de Tomografia Computadorizada, observado projétil intraorbitário. Optou-se pela realização de tarsorrafia ajustável, com reparo de silicone e slip knot, conferindo proteção e permitindo exame de segmento anterior e fundoscopia. No pós operatório imediato o paciente já apresentava importante redução do deslocamento anterior do globo, além de proteção total da córnea.
Conclusão
Na luxação ocular, mesmo se o prognóstico visual for desfavorável, a melhor opção é a tentativa de preservar o globo. A tarsorrafia é uma forma de proteger o olho, utilizada para o tratamento de distúrbios severos da superfície ocular e exposição corneana. Sua forma ajustável permite fácil abertura e fechamento, tornando possível a aplicação de medicamentos e exames subsequentes, mostrando-se uma boa opção na abordagem destes casos.
ANVISA: 25352012367201880