Código
RC007
Área Técnica
Catarata
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Autores
- JULIANA ALBANO DE GUIMARAES (Interesse Comercial: NÃO)
- Bruno Viana Gonçalves (Interesse Comercial: NÃO)
Título
SANGRAMENTO INTRAOPERATORIO DE ANGULO CAMERULAR SECUNDARIO A UVEITE INTERMEDIARIA POR TUBERCULOSE
Objetivo
Descrição de sangramento intraoperatório em paciente com uveíte intermediária secundária a tuberculose (TB), achado não previamente relatado em trabalhos científicos acerca dessa etiologia de uveíte.
Relato do Caso
Paciente do sexo feminino, 56 anos, submetida a facoemulsificação com implante de lente intraocular devido a catarata consecutiva a episódio de uveíte intermediária unilateral secundária a TB. Indicação cirúrgica após um ano de conclusão de esquema terapêutico RIPE, com ausência de sinais de atividade da doença desde então. Durante incisão principal corneana, observado sangramento discreto em ângulo camerular diametralmente oposto à incisão, após mínima despressurização de câmara anterior. Sangramento autolimitado, não havendo prejuízo no seguimento da cirurgia ou demanda por conduta específica. Não observados ressangramentos pós operatórios. Em gonioscopia, evidenciados finos vasos radiais de base de íris a trabeculado pigmentar em localização compatível com a origem do sangramento observado, com ausência de membranas neovasculares ou goniossinéquias. Descartadas causas de glaucoma neovascular e outras etiologias de uveíte, como a ciclite heterocrômica de Fuchs, causa clássica de sangramento camerular intraoperatório (sinal de Amsler Verrey). Revisão de literatura sobre o tema em livros-textos de referência e em bases de dados (PubMed), com parâmetros de busca no PubMed incluindo publicações dos últimos 10 anos e descritores “angle hemorrhage”, “cataract surgery” e “intermediate uveitis”, não localizou relatos de uveítes intermediárias causando sangramento de ângulo camerular durante cirurgias ou manipulação ocular.
Conclusão
A uveíte intermediária por TB se mostrou possível etiologia para o sangramento camerular intraoperatório, sinal não encontrado em revisão de literatura acerca de pacientes com o mesmo diagnóstico. Assim, apesar de o sangramento camerular em cirurgias de catarata em pacientes com uveíte não ser complicação grave, sua ocorrência pode despertar atenção a causas raras desse sinal, como é o caso da uveíte intermediária por TB.
ANVISA: 25352012367201880