Código
RC039
Área Técnica
Doenças Sistêmicas
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Autores
- MARIA CLARA DA SILVA MAIA (Interesse Comercial: NÃO)
- João Carlos Dominice Santana (Interesse Comercial: NÃO)
- Leonardo Gomes Bortoloti Azevedo (Interesse Comercial: NÃO)
Título
ISQUEMIA DE COROIDE RELACIONADA A SINDROME DO ANTICORPO ANTIFOSFOLIPIDEO (SAF)
Objetivo
Relatar um caso raro de isquemia de coroide em um paciente masculino com diagnóstico de SAF, ressaltando a importância de correlacionar a historia clinica e alterações sistêmicas junto ao exame oftalmológico completo e seus exames complementares.
Relato do Caso
Paciente masculino, 25anos, pardo, procura atendimento oftalmológico para acompanhamento de rotina, relatando história familiar de Descolamento de Retina, porém sem queixas no momento da consulta. Relata acompanhamento ambulatorial pela Reumatologia com história de Trombose Venosa Profunda em membros inferiores de repetição desde os 12 anos de idade, apresentando também livedos reticulares em membros superiores e história recente de síndrome compartimental em membro superior esquerdo sendo realizado fasciotomia. Exames laboratoriais: plaquetas de 17000mm3; Anticardiolipina (aCl) igG e Antibeta2 Glicoproteina IgG/IgM alterados. Ao exame oftalmológico apresentou acuidade visual com correção de 20/20 em ambos os olhos. A biomicroscopia não revelou alterações dignas de nota. Pressão intraocular de 11 mmhg em ambos os olhos. Fundo de olho apresentando lesão de aspecto isquêmico em região de arcada temporal superior, sendo evidenciado ao exame de Angiografia fluoresceínica áreas de hipofluorescência por bloqueio profundas em coroide, sugestivas de oclusão de vasos de coroide.
Conclusão
A presença de altos títulos de anticardiolipina IgG (>40 UI), como no caso descrito, é o elemento preditor mais fortemente relacionado a tromboses. Além disto, altos níveis de aCl aumentam o risco de trombose recorrente, como no caso acima. Como a doença apresenta alta morbidade e mortalidade (de até 40 - 50%) quando se apresenta na forma catastrófica (com tromboses em vários órgãos), ressalta-se a importância do diagnóstico correto e tratamento adequado desta condição. Este relato busca demostrar o acometimento raro de isquemia de coroide em um paciente masculino com diagnostico de SAF. Evidenciando ao oftalmologista a importância do exame sistêmico e oftalmológico detalhado.
ANVISA: 25352012367201880