Código
RC203
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Instituto de Olhos Ciências Médicas
Autores
- LETICIA MANHAES PIRES (Interesse Comercial: NÃO)
- Ana Flavia Dias Medeiros (Interesse Comercial: NÃO)
- Danielle Leal Chaves (Interesse Comercial: NÃO)
Título
Maculopatia Média Paracentral Aguda (PAMM) após oclusão de veia central da retina não-isquêmica
Objetivo
Descrever um caso de Maculopatia Média Paracentral Aguda (PAMM) com diagnóstico de oclusão de veia central da retina não-isquêmica em paciente atendida no serviço de urgência da Santa Casa-BH.
Relato do Caso
MFS, sexo feminino, 59 anos, comparece ao serviço de urgência com queixa de baixa acuidade visual (AV) súbita e indolor em olho esquerdo (OE) há quatro dias. Nega comorbidades. Ao exame, AV corrigida de 20/20 no olho direito (OD) e conta dedos a três metros (CD 3m) no OE. Sem alterações à biomicroscopia. À fundoscopia, achados fisiológicos em OD e presença hemorragias retinianas em polo posterior, equador nasal e temporal em OE. Disco óptico, mácula e arcada preservados. A angiofluoresceinografia, sem alterações no OD e oclusão de veia central da retina não-isquêmica (OVCR) sem edema macular em OE. Evidenciou-se a tomografia de coerência óptica (OCT) bandas de hiperreflectividade na camada nuclear interna. Após um mês, paciente mantém AV de CD 3m com resolução da OVCR e encontra-se em acompanhamento oftalmológico.
Conclusão
A PAMM é caracterizada por uma banda hiperreflectiva parafoveal ao nível da camada nuclear interna visualizada pelo OCT-SD sendo um achado tomográfico de isquemia retiniana na topografia dos plexos capilares intermediário e profundo. Está associada com diversas doenças da retina como retinopatia diabética, oclusão de veia central da retina, retinopatia falciforme, retinopatia de Purtscher e oclusão de artéria central da retina.
ANVISA: 25352012367201880