Código
RC047
Área Técnica
Doenças Sistêmicas
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: CENTRO OFTÁLMICO TARCIZIO DIAS - CENOFT
Autores
- GUSTAVO HENRIQUE MARQUES GADELHA DE SA (Interesse Comercial: NÃO)
- ANIELLY MEIRA DE LACERDA MACEDO (Interesse Comercial: NÃO)
- JUAN CARLOS LUNA DA COSTA (Interesse Comercial: NÃO)
Título
SINDROME OCULOGLANDULAR DE PARINAUD CAUSADA POR SPOROTHRIX SCHENCKII: RELATO DE CASO
Objetivo
Relatar caso de síndrome oculoglandular de Parinaud ( SOP ) causada pelo fungo Sporothrix schenckii, agente etiológico raro, bem como sua apresentaçao clínica, investigação diagnóstica e resposta ao tratamento.
Relato do Caso
V.S.S., feminina, 41 anos, parda, natural de João Pessoa - PB, do lar. Em dezembro de 2018, procurou o Centro Oftálmico Tarcizio Dias, referindo vermelhidão e lacrimejamento há 60 dias em olho direito, sem a melhora com uso de antibiótico associado a corticóide tópicos, e surgimento de lesões nodulares cutâneas há 30 dias. Referiu contato com gatos da vizinhança. À ectoscopia edema palpebral superior em OD, lesões nodulares infartadas e eritematosas dispostas linearmente ipisilaterais até cadeia de linfonodos pré-auricular. AV 20/25 S/C E 20/20 C/C em AO. Biomicroscopia do OD apresentando lesões granulomatosas em conjutivas tarsais superior e inferior com hiperemia conjutival moderada, córnea sem alterações. PIO de 13 mmHg em AO e fundoscoia sem alterações em AO. Feito o diagnóstico sindrômico de SOP com etiologia mais provável de doença da arranhadura do gato por infecção pela Bartonella hanselae, iniciamos azitromicina VO, solicitamos sorologias para confirmação do diagnóstico e biópsia das lesões cutâneas em serviço de referência. Após 7 dias, a paciente evoluiu sem melhora dos sintomas oculares bem como do aspecto das lesões cutâneas, substituímos o antibiótico pelo antifúngico uma vez que não poderíamos descartar essa etiologia para o quadro clínico atípico, crônico e com resposta tímida ao antibiótico. Ao iniciar Itraconazol 100 mg 2 vezes ao dia evidenciamos resolução dos sinais e sintomas apresentados.
Conclusão
A SOP é uma condição com etiologias diversas, sendo a mais comum pela bactéria Bartonella hanselae. Contudo, devemos ter em mente que as apresentações atípicas, com resposta tímida ou ausente ao antibiótico pode nos levar a considerar etiologias menos frequentes, mesmo sem confirmação diagnóstica a fim de iniciar terapêutica alternativa precoce diminuindo as chances de resolução com sequelas irreversíveis.
ANVISA: 25352012367201880