Código
P066
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Federal de Goiás (UFG)
Autores
- TAUAN DE OLIVEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
- DAVID LEONARDO CRUVINEL ISAAC (Interesse Comercial: NÃO)
- JOSE MAURICIO BOTTO BARROS GARCIA (Interesse Comercial: NÃO)
- MARIA CLAUDIA SCHELINI (Interesse Comercial: NÃO)
- MARCOS AVILA (Interesse Comercial: NÃO)
Título
ANGIOGRAFIA POR OCT COMPARADA A AVALIAÇAO MULTIMODAL NA DETECÇAO DE NEOVASCULARIZAÇAO DE COROIDE EM DESCOLAMENTO DO EPITELIO PIGMENTADO DA RETINA
Objetivo
O objetivo deste estudo foi analisar a concordância entre a imagem multimodal (angiografia com fluoresceína, angiografia com indocianina verde e tomgrafia de coerência óptica - OCT) e a angiografia por tomografia de coerência óptica (OCTA) na detecção de neovascularização de coroide (NVC) em pacientes com descolamento do epitélio pigmentado com líquido intra ou sub-retiniano (DEP+L) em comparação com pacientes com DEP sem líquido intra ou sub-retiniano (DEP-L).
Método
Foram avaliados 22 olhos de 15 pacientes, tendo sendo divididos em 2 grupos (DEP+L e DEP-L). Todos os pacientes foram submetidos à imagem multimodal e OCTA com segmentações manual e automática. Os achados, na imagem multimodal, foram comparados aos achados da OCTA e analisados.
Resultado
No grupo DEP+L (10 olhos), todos os olhos demonstraram NVC na imagem multimodal. Na avaliação com OCTA, pela segmentação manual, nove dos 10 olhos (90%) foram detectados com NVC. Quando avaliados pela segmentação automática, 8 dos 10 olhos (80%) apresentaram NVC. No grupo DEP-L (12 olhos), todos os olhos não demonstraram NVC na avaliação pela imagem multimodal ou pela OCTA, tanto por meio da segmentação manual quanto pela segmentação automática. A avaliação de concordância entre imagem multimodal e a OCTA mostrou concordância entre si (k:0,908; 95% IC, 0,491 – 1,000); a avaliação de concordância entre a segmentação automática e manual da OCTA também mostrou concordância entre si (k:0,904; 95% IC, 0,488 – 1,000).
Conclusão
Observou-se concordância excelente entre a imagem multimodal e a OCTA, em relação à capacidade de se identificar eventuais NVC iniciais em pacientes com DEP-L. A acurácia foi de 95,45%. Mostrou-se também concordância excelente entre as segmentações manual e automática da OCTA, na capacidade de se identificar NVC.
ANVISA: 25352012367201880