Código
TL014
Área Técnica
Neuroftalmologia
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade de São Paulo (USP)
- Secundaria: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Autores
- LEONARDO PROVETTI CUNHA (Interesse Comercial: NÃO)
- ANA LAURA MACIEL ALMEIDA (Interesse Comercial: NÃO)
- EVELYN ALVERNAZ FIGUEIREDO (Interesse Comercial: NÃO)
- LUCIANA VIRGINIA FERREIRA COSTA-CUNHA (Interesse Comercial: NÃO)
- LEOPOLDO ANTONIO PIRES (Interesse Comercial: NÃO)
- LEANDRO CABRAL ZACHARIAS (Interesse Comercial: NÃO)
- RONY CARLOS PRETI (Interesse Comercial: NÃO)
- MÁRIO LUIZ RIBEIRO MONTEIRO (Interesse Comercial: NÃO)
Título
CORRELAÇAO ENTRE O DEFICIT COGNITIVO E A PERDA NEURAL RETINIANA AVALIADA PELA TOMOGRAFIA DE COERENCIA OPTICA EM PACIENTES COM COMPROMETIMENTO COGNITIVO LEVE
Objetivo
Avaliar a espessura da camada de fibras nervosas da retina peripapilar (CFNRp), espessura macular total e das camadas internas da retina medidas pela tomografia de coerência óptica por fonte de varredura (TCOFV) em diferenciar olhos com Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) de controles normais. Verificar a correlação entre os parâmetros de espessura obtidos pela TCOFV e o grau de comprometimento cognitivo em pacientes com CCL.
Método
46 olhos de 23 pacientes com CCL e 48 olhos de 24 controles foram avaliados. Os seguinte parâmetros foram analisados: CFNRp, retina total, CFNR macular (CFNRm); camada de células ganglionares da retina (CGR) mais a camada plexiforme interna (CGR+), CFNRm mais CGR+(CGR++). Três formas de análise foram utilizadas: mácula global (6x6mm), divisão em nove setores do mapa do ETDRS e em seis setores, ambos com 6mm de diâmetro. Os parâmetros da TCO dos olhos com CCL e controles normais foram comparados utilizando Equações Estimativas Generalizadas. Para a correlação entre as medidas obtidas pela TCO e o déficit cognitivo, estimados pelo mini exame do estado mental(MEEM), Montreal Cognitive Assessment (MoCA) e Questionário de Atividades Funcionais de Vida Diárias de Pfeffer, foi realizada correlação de Pearson.
Resultado
Os valores das medidas da espessura macular global (6x6mm) e das camadas internas da retina (CFNRm, CGR+ e CGR++), em diversos setores, foram significativamente reduzidos, enquanto os valores da espessura da CFNRp dos pacientes com CCL não apresentaram diferenças significativas quando comparadas aos controles. Os testes MEEM e MoCA apresentaram correlações significativas com diversas medidas da espessura macular, em especial para as camadas CGR+ e CGR++.
Conclusão
Nossos resultados sugerem um acometimento preferencial e precoce das camadas de células ganglionares da retina em pacientes com CCL e que estes parâmetros apresentaram boa correlação com déficit cognitivo, sugerindo que a TCOFV possa ser um promissor biomarcador nos pacientes com CCL.
ANVISA: 25352012367201880