Código
RC273
Área Técnica
Uveites / AIDS
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: C2O Ophtalmologie
- Secundaria: Faculdade de Medicina de Campos
Autores
- LEONARDO FERRAZ MARQUES D'OLIVEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
- Cynthia Azeredo Cordeiro (Interesse Comercial: NÃO)
- Rogério Alves Costa (Interesse Comercial: NÃO)
Título
RELATO DE CASO: COROIDOPATIA PUNCTATA INTERNA ASSOCIADA A FORMAÇAO DE NEOVASCULARIZAÇAO DE COROIDE
Objetivo
Descrever caso de coroidopatia punctata interna em mulher jovem de 18 anos associada a formação de neovascularização de coróide.
Relato do Caso
G.P.Q.D., feminina, 18 anos, estudante, natural de Campos dos Goytacazes (RJ), apresentou baixa da acuidade visual em OD, sendo inicialmente tratada para toxoplasmose ocular; porém exames solicitados demonstraram sorologia negativa para Toxoplasmose (IgM e IgG). Após 2 meses, evoluiu com baixa de acuidade visual em OE, quando procurou segunda opinião. Ao exame oftalmológico apresentou: AV em OD: 20/150 e OE: 20/25; oftalmoscopia OD demonstrando lesão justamacular amarelada e elevada, e OE apresentando múltiplas lesões em região macular. Na OCT, observou-se em OD a presença de neovascularização coroidiana (CNV) subfoveal e OE com múltiplas lesões de coroidite punctata interna e lesão neovascular em quadrante macular ínfero-nasal extrafoveal. Foi prescrito prednisona oral 60 mg e realizada aplicação intravítrea de anti-VEGF com melhora importante das lesões coroidianas e regressão total da CNV em OE e parcial da CNV em OD.
Conclusão
A coroidopatia punctata interna (PIC) é um dos diagnósticos diferenciais das síndromes dos pontos brancos, que são coriorretinopatias inflamatórias que compartilham algumas semelhanças clínico-epidemiológicas. A PIC é uma doença rara, idiopática, que afeta principalmente mulheres míopes jovens, apresentando-se de forma tipicamente bilateral e assimétrica e, em alguns casos, associada a formação de neovascularização de coróide.
ANVISA: 25352012367201880