Código
P060
Área Técnica
Plástica Ocular
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Faculdade de Medicina de Botucatu
Autores
- MARINA TRENTIN REGUEIRO ARTIOLI (Interesse Comercial: NÃO)
- Luis Henrique Zucoloto (Interesse Comercial: NÃO)
- Alicia Galindo-Ferreiro (Interesse Comercial: NÃO)
- Denise C M Zornoff (Interesse Comercial: NÃO)
- Silvana Artioli Schellini (Interesse Comercial: NÃO)
Título
CONHECIMENTO SOBRE OBSTRUÇAO LACRIMO-NASAL NO PRE-OPERATORIO DE CIRURGIA DE CATARATA
Objetivo
Avaliar o conhecimento de oftalmologistas que operam catarata sobre os métodos de identificação e a conduta frente à obstrução de vias lacrimais no pré-operatório de cirurgia de catarata.
Método
Foi conduzida pesquisa baseada em questionário eletrônico, aplicada a oftalmologistas membros da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa, no período de março a abril de 2018. O questionário foi produzido pelos autores, contendo perguntas sobre o conhecimento da propedêutica e tratamento da obstrução lácrimo-nasal. Os cirurgiões de catarata que aceitaram participar da pesquisa informaram sobre seus dados demográficos, seu tempo de prática oftalmológica, sua experiência em cirurgia de catarata, treinamento em plástica ocular e conhecimento sobre diagnóstico e tratamento de obstrução das vias lacrimais.
Resultado
Responderam ao questionário 91 oftalmologistas, dos quais 79,12% afirmaram que menos de 5% dos pacientes atendidos apresentavam concomitantemente catarata e obstrução das vias lacrimais. Para detectar obstrução das vias lacrimais no pré-operatório, 53,85% dos participantes verificam se há refluxo de secreção pelos pontos lacrimais à compressão do saco lacrimal e 23,08% realizam irrigação das vias lacrimais e verificam refluxo de secreção à expressão do saco lacrimal. Nos casos de obstrução crônica das vias lacrimais, 78,02% dos oftalmologistas acreditam que a cirurgia para sua correção sempre deve ser realizada previamente à cirurgia de catarata. A cirurgia para desobstrução das vias preferida pelos participantes foi a dacriocistorrinostomia (88,41%). Por fim, quando indagados se acreditavam haver necessidade de um protocolo pré-operatório para detecção de obstrução lácrimo-nasal, 75,82% dos participantes responderam que sim.
Conclusão
A maioria dos oftalmologistas que realizam cirurgia de catarata reconhecem ser necessário o exame pré-operatório das vias lacrimais. Se constatada a obstrução do ducto lácrimo-nasal, a dacriocistorrinostomia deve ser realizada previamente à cirurgia de catarata.
ANVISA: 25352012367201880