Sessão de Relato de Caso


Código

RC030

Área Técnica

Doenças Sistêmicas

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Instituto De Olhos Ciências Médicas

Autores

  • BRUNA STEFANE SILVA COTTA (Interesse Comercial: NÃO)
  • Gustavo Oliveira Sieiro (Interesse Comercial: NÃO)
  • Mariana de Carvalho Barbosa (Interesse Comercial: NÃO)

Título

A EPIDEMIA DA ESPOROTRICOSE E A SINDROME OCULOGLANDULAR DE PARINAUD: SERIE DE CASOS.

Objetivo

Apresentar 3 casos de síndrome oculoglandular de Parinaud causada pelo Sporothrix schenckii, que ocorreram em Belo Horizonte, Brasil.

Relato do Caso

Caso 1: 28 anos, sexo feminino, refere sensação de corpo estranho, vermelhidão e lacrimejamento no olho esquerdo (OE) associado a edema palpebral há 7 dias. Nega comorbidades, medicações, contato com felinos e procedimentos oculares. Ao exame: pálpebras edemaciadas, com úlceras e lesões nodulares de aspecto granulomatoso em conjuntivas tarsais. Olho direito (OD) sem alterações. Caso 2: GD, 22 anos, sexo feminino queixa vermelhidão progressiva em ambos os olhos (AO), linfonodomegalia dolorosa, difusa, bilateral, na cadeia cervical anterior há 1 mês. Ao exame, há lesão vegetante em conjuntivas tarsais superiores com reação folicular intensa e lesão descamativa em supercílios em AO. Nega comorbidades. Caso 3: EFA, 65 anos, sexo feminino, quadro de conjuntivite refratária à medicação tópica há 14 dias. Portadora de DM2 não controlada e relato de contato com felinos. Apresentava infarto de linfonodos pré-auriculares e linfonodos submandibulares palpáveis, discretamente dolorosos, principalmente à direita, membrana subconjuntival, edema bipalpebral, presença de granuloma em pálpebras superiores e simbléfaro. Nos 3 casos descritos foi suspeitado Síndrome Ocular de Parinaud e colhido material para cultura e anatomopatológico. Todos os resultados apontaram Sporothrix spp. O tratamento de escolha foi itraconazol 100 mg/dia por 90 dias.

Conclusão

A síndrome de Parinaud é uma condição rara que pode ser causada por vírus, bactérias e fungos. Se apresenta tipicamente como conjuntivite granulomatosa e linfadenopatia pré-auricular.1 Uma de suas etiologias é o fungo dimórfico Sporothrix schenckii, achado no solo e em plantas. A esporotricose ocular tem ganhado destaque em função da epidemia de esporotricose urbana na última década e, portanto, oftalmologistas devem estar preparados para o rápido diagnóstico quando se depararem com casos semelhantes. Formas atípicas podem ocorrer.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transportadora Terrestre Oficial

Transportadora Terrestre Oficial

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Novartis Alcon

Patrocinador Rubi

Essilor
Genom
Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

Latinofarma
Zeiss

63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

4 a 7 de setembro de 2019 | Windsor Convention & Expo Center Barra da Tijuca | Rio de Janeiro | RJ | Brasil

ANVISA: 25352012367201880