Código
P027
Área Técnica
Córnea
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital São Geraldo
- Secundaria: Instituto de Olhos Ciências Médicas
Autores
- ANA AUREA VILAS BOAS POMBO HILARIAO (Interesse Comercial: NÃO)
- Guilherme Malta Pio (Interesse Comercial: NÃO)
- Anna Flávia Ribeiro Pereira (Interesse Comercial: NÃO)
- Carolina Serpa Braga (Interesse Comercial: NÃO)
- Frederico Bicalho Dias Silva (Interesse Comercial: NÃO)
- Frederico Malta Pio (Interesse Comercial: NÃO)
- Alessandra Mariano Caldeira Coelho (Interesse Comercial: NÃO)
- Felipe Leão Lima (Interesse Comercial: NÃO)
- Lennon Costa Santos (Interesse Comercial: NÃO)
- Frederico Miranda Cordeiro (Interesse Comercial: NÃO)
Título
KERATOCONUS STUDY GROUP – A BASE PARA O FUTURO DA CIRURGIA DE IMPLANTE DO ANEL CORNEANO NO CERATOCONE
Objetivo
Divulgar o Keratoconus Study Group (KSG) a fim de ampliar seu banco de casos e sua multicentricidade. Através disso, formar uma base de dados uniformizada, confiável e de fácil acesso para apoiar pesquisas de impacto na área do ceratocone.
Método
O KSG é um banco de dados com informações sobre milhares de resultados de Cirurgias de Implante de Anel Corneano, armazenado em plataforma online de fácil e rápido acesso. É formado por um grupo aberto de médicos voluntário de diversos serviços e nacionalidades e seu arquivo é formado por dados de seus pacientes. Pode ser acessado após um cadastro sucinto, sem custos de inscrição ou manutenção. O preenchimento envolve dados pré-estabelecidos (dados pessoais, intervenções prévias, exame pré operatório, características do anel implantado e resultado pós-operatório imediato e a longo prazo)em idioma universal (inglês), com sigilo do profissional e do paciente, preservando a ética médica. O arquivo é disponível a todos os membros para pesquisa.
Resultado
Há 4 meses da criação (época do presente trabalho) já alcançou-se um marco de mais de dois mil pacientes cadastrados. A utilização de filtros de pesquisa dentro do arquivo permite a comparação de resultados de tratamento das diversas técnicas utilizadas pelos membros e observar seus resultados. Dessa forma é possível pesquisar sobre pacientes com perfis semelhantes e ter auxílio na tomadas de decisões, com maior embasamento e noção do resultado final esperado.
Conclusão
Grandes amostras de dados de pacientes com ceratocone são pouco disponíveis na literatura. Estudos anteriores em larga escala de ceratocone se concentraram na incidência, prevalência, etiologias e formas antigas de tratamento. Até o momento não há um estudo grande sobre a Cirurgia de Implante de Anel que possa ter reprodutibilidade suficiente para suportar a criação de protocolos universais.